17/04/2020

Semana dos Povos Indígenas 2020: “Sementes de vida, resistência e esperança”

Com o tema “Povos Indígenas na luta pelos territórios”, a Semana dos Povos Indígenas deste ano traz o clamor e as lutas que ecoam de todos os territórios indígenas no Brasil

Semana dos Povos Indígenas  2020: “Sementes de vida, resistência e esperança”

 

Semana dos Povos Indígenas deste ano traz o clamor e as lutas que ecoam de todos os territórios indígenas no Brasil. Com o tema “Povos Indígenas na luta pelos territórios” e lema “Sementes de vida, resistência e esperança”, o Conselho Indigenista Missionário (Cimi) junta-se aos povos na coragem e protagonismos desses na defesa dos seus direitos.

O lema da Semana sustenta-se na convicção de que os modos de ser, pensar e agir dos povos indígenas não apenas são sustentáveis e viáveis, como podem ser inspiradores para fazer emergir experiências transformadoras. O modelo capitalista – predatório, consumista, que converte tudo em mercadoria – mostra sua exaustão. Os povos e comunidades tradicionais, diante a conjuntura que exige novos modelos de relação, nos ajudam na construção de um mundo plural, no qual todos os seres sejam respeitados e todas as pessoas valorizadas nas suas diferenças.

O ecoar do Sínodo para a Amazônia, em seu Documento Final (DF) e na Exortação Querida Amazônia (QA), apresenta os desafios vividos pelos povos que são expostos a  constantes conflitos. Os documentos apontam a raiz das violências estando na ganância pela terra, “que levam ao etnocídio, ao assassinato e à criminalização dos movimentos sociais e de suas lideranças”(DF 45).

Na saga exploratória de um governo que propõe máxima exploração de recursos ambientais, os povos indígenas são alvos preferenciais, pois representam a força de um pensamento, de uma filosofia, de uma epistemologia distinta, que sobrevive e torna viável a vida pautada no respeito profundo à terra.

O material da Semana dos Povos Indígenas deseja ser uma opção diante a urgência de refletir e garantir os direitos indígenas no Brasil, pois sua manutenção faz parte da garantia da vida do Planeta, das agendas de proteção de todos os direitos humanos, sociais, ambientais. Os povos e comunidades indígenas são partícipes destas lutas, eles propagam mensagens de paz, denunciam agressões ao meio ambiente, combatem desmatamentos, queimadas, ações predatórias, agem em defesa de um ambiente saudável para todos.

Share this:
Tags: