- Cimi - https://cimi.org.br -

Semana dos Povos Indígenas 2020: “Sementes de vida, resistência e esperança”

Semana dos Povos Indígenas  2020: “Sementes de vida, resistência e esperança”

 

Semana dos Povos Indígenas deste ano traz o clamor e as lutas que ecoam de todos os territórios indígenas no Brasil. Com o tema “Povos Indígenas na luta pelos territórios” e lema “Sementes de vida, resistência e esperança”, o Conselho Indigenista Missionário (Cimi) junta-se aos povos na coragem e protagonismos desses na defesa dos seus direitos.

O lema da Semana sustenta-se na convicção de que os modos de ser, pensar e agir dos povos indígenas não apenas são sustentáveis e viáveis, como podem ser inspiradores para fazer emergir experiências transformadoras. O modelo capitalista – predatório, consumista, que converte tudo em mercadoria – mostra sua exaustão. Os povos e comunidades tradicionais, diante a conjuntura que exige novos modelos de relação, nos ajudam na construção de um mundo plural, no qual todos os seres sejam respeitados e todas as pessoas valorizadas nas suas diferenças.

O ecoar do Sínodo para a Amazônia, em seu Documento Final (DF) e na Exortação Querida Amazônia (QA), apresenta os desafios vividos pelos povos que são expostos a  constantes conflitos. Os documentos apontam a raiz das violências estando na ganância pela terra, “que levam ao etnocídio, ao assassinato e à criminalização dos movimentos sociais e de suas lideranças”(DF 45).

Na saga exploratória de um governo que propõe máxima exploração de recursos ambientais, os povos indígenas são alvos preferenciais, pois representam a força de um pensamento, de uma filosofia, de uma epistemologia distinta, que sobrevive e torna viável a vida pautada no respeito profundo à terra.

O material da Semana dos Povos Indígenas deseja ser uma opção diante a urgência de refletir e garantir os direitos indígenas no Brasil, pois sua manutenção faz parte da garantia da vida do Planeta, das agendas de proteção de todos os direitos humanos, sociais, ambientais. Os povos e comunidades indígenas são partícipes destas lutas, eles propagam mensagens de paz, denunciam agressões ao meio ambiente, combatem desmatamentos, queimadas, ações predatórias, agem em defesa de um ambiente saudável para todos.