31/03/2020

Nota de solidariedade do Cimi Regional Maranhão aos familiares de Zezico Guajajara

Esperamos que esse crime não seja como tantos outros que ceifaram a vida de outras lideranças indígenas da TI Arariboia e ficaram impunes

Zezico Guajajara. Foto: arquivo pessoal

Zezico Guajajara. Foto: arquivo pessoal

Nós, do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) Regional Maranhão, nos solidarizamos com os familiares de Zezico Guajajara, liderança do povo Tentehar/Guajajara, Terra Indígena (TI) Arariboia, região do município de Arame, no estado do Maranhão. Zezico Guajajara foi encontrado morto por volta do meio-dia de hoje, dia 31 de março, na estrada vicinal que liga a MA-006 à aldeia Zutiwa, nas proximidades da região conhecida como Matinha.

Zezico foi uma liderança bastante comprometida com a luta do povo Tentehar/Guajajara da TI Arariboia, contrário à exploração ilegal de madeira, à presença de caçadores no território e a todos os tipos de invasões que comprometem o modo de vida do seu povo e do grupo de Awa livre que vive em situação isolamento voluntário no interior da terra indígena. A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) do Maranhão, a Força-Tarefa de Proteção a Vida Indígena, a Força Nacional e a Policia Federal já foram acionadas.

Zezico também era professor e diretor do Centro de Educação Escolar Indígena Azuru, localizado na aldeia Zutiwa, e estudante do curso de Licenciatura Intercultural na Universidade Federal de Goiás (UFG). Nos últimos dias, Zezico fez apelo nas redes sociais sobre a pandemia do coronavírus, e pedia ajuda aos parentes que se encontravam em isolamento social nas aldeias da TI Arariboia.

Esperamos que esse crime não seja como tantos outros que ceifaram a vida de outras lideranças indígenas da TI Arariboia e ficaram impunes. Manifestamos nossa solidariedade e exigimos justiça para o povo Guajajara Tentehar/Guajajara.

Conselho Indigenista Missionário – Cimi Regional Maranhão

São Luís, Maranhão, 31 de março de 2020

Share this:
Tags: