16/07/2009

Cimi lamenta a perda do querido missionário Gunter Kroemer

Os missionários e missionárias do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) informam com muita dor que, na noite de ontem (23h45), 15 de julho, faleceu nosso querido companheiro, o missionário Gunter Kroemer. Ele estava hospitalizado há quase três semanas em Lajeado, Rio Grande do Sul, em função de uma doença intersticial pulmonar, o que resultou, após debilitação do organismo, em uma falência múltipla de órgãos. A causa da doença não foi identificada. Há possibilidade de ter sido provocada por agentes externos, como fungos da região amazônica, onde Gunter, antropólogo, trabalhou por quase quatro décadas em defesa da vida dos povos indígenas, especialmente os grupos de pouco contato, ou em situação de isolamento voluntario e em situação de risco. Ele será enterrado hoje em Lajeado, às 17h.


Gunter nasceu em 1939, na Alemanha, mas residia no Brasil desde a década de 1970, quando iniciou sua missão junto às populações marginalizadas no norte do Mato Grosso. No início da década de 1980, trabalhou em frentes de contato com povos indígenas ainda em situação de isolamento, como os Suruahá, para tentar protegê-los das ameaças agropecuárias que avançavam na região amazônica. Ele viveu por uma década entre os Suruahá e atuou junto a diversos povos da Amazônia.


Nos últimos anos, Gunter era uma das principais referências para o trabalho do Cimi em relação aos povos indígenas em situação de isolamento e risco. Passava meses em meio à floresta, recolhendo vestígios que provassem a presença desses povos, para que as terras e a vida destes fossem preservadas.  Em suas andanças, visando proteger a vida dos indígenas, Gunter passava noites em malocas abandonadas, já envelhecidas pela umidade da mata.  


Gunter é mais um mártir na caminhada em defesa dos povos indígenas, que dedicou sua vida, sua saúde para essa causa.


Ainda muito abalados com a notícia, nos unimos em oração aos inúmeros amigos de Gunter na região amazônica e à sua família no Brasil e na Alemanha para que sejamos todos consolados pela certeza de que, por sua generosa e dedicada missão nestes quase 70 anos de vida, ele foi acolhido com toda a paz no Reino do Senhor


Brasília, 16 de julho de 2009.


Conselho Indigenista Missionário

Fonte: Cimi
Share this: