16/06/2009

Tragédia em Meruri

Acidente grave ocorrido no dia 14 de junho mata seis indígenas Bororo e fere mais de vinte em Meruri-MT.


Pe. Eloir Inácio de Oliveira, sdb


 


Aproximadamente quarenta índios Bororo (algumas famílias inteiras, crianças, jovens, adultos) viajavam de caminhão para um jogo de futebol no município vizinho de São Joaquim-MT, quando o veículo perdeu os freios numa curva e capotou várias vezes. Seis Bororo morreram no momento do acidente.


 


Todos eram da Aldeia Meruri. Muitos outros estão feridos e foram levados para os hospitais de São Joaquim, Nova Xavantina e Barra do Garças. Um jovem professor, Idelfonso, foi levado em estado grave para Cuiabá. Um adolescente foi levado também em estado grave, para Goiânia-GO. Outras crianças estão passando por cirurgias em Barra do Garças. Ao todo são três professores feridos e um casal (Mauricio e Áurea), que perdeu a filha. Os habitantes do município de São Joaquim foram muito solidários e socorreram os que puderam.


 

Os corpos foram velados no “baimanagegewu” (casa central da aldeia), onde foram feitos os rituais funerários tradicionais de forma reduzida e também onde celebraram uma missa. Os Bororo tem forte vínculo familiar e as marcas desse triste fato devem ficar por muito tempo.

Fonte: Cimi - Regional Mato Grosso
Share this: