10/06/2009

Matéria do Jornal Porantim recebe mais um prêmio de comunicação

A reportagem do jornalista Cristiano Navarro “Roda viva da cana”, publicada em março de 2008 no Jornal Porantim (publicação do Conselho Indigenista Missionário) foi premiada mais uma vez. Em dezembro de 2008, a matéria foi premiada no concurso “Desenvolvimento econômico, luta contra a pobreza e a exclusão social nas comunidades rurais pobres e indígenas da América Latina e Caribe”, da Inter Press Service. Agora a matéria recebe o troféu Dom Helder Câmara, do Prêmio de Comunicação da CNBB 2009.


 


A premiação será entregue no dia 14 de julho, durante o Mutirão de Comunicação da América Latina e Caribe 2009, realizado entre os dias 12 e 17 de julho, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). A matéria do Porantim divide o prêmio com a reportagem Anti-Heróis, da Folha de São Paulo, sobre a vida dos cortadores de cana no interior de São Paulo.


 


Segundo Lílian Saback, a matéria do Porantim é muito cuidadosa e dá uma boa visão de realidade para o leitor. “A matéria de Cristiano Navarro merece o prêmio, principalmente, porque que é cuidadosa no critério apuração e permite ao leitor vislumbrar o problema do aliciamento de menores indígenas para o trabalho no corte da cana como grave e nacional”.


 


Por meio da história de José dos Santos, um jovem Guarani Kaiowá de 15 anos, “A Roda Viva da Cana” denuncia a exploração ilegal de menores indígenas, que contra a vontade e autoridade de seus pais, se empregam em plantações de cana de açúcar no Mato Grosso do Sul. Em nota no site da CNBB, “A reportagem A Roda Viva da Cana, da mesma forma que Anti-Heróis, age de forma denunciadora, mas também tem o ingrediente da notícia como pano de fundo”.

Fonte: Cimi
Share this: