Delegação indígena discute temas do FSM nas águas do rio Amazonas
Ticuna, Kambeba, Canamari, Caixina, Yanomami, Macuxi, Mura, Wapichana, Sateré Maué, Tapuia, Baré, Yekuana, Maya e vários outros povos indígenas que fazem parte da delegação que participará do FSM 2009, discutem temas do Fórum a bordo do barco Rocha Neto.
Após um dia de viagem a delegação fez uma breve parada no porto da cidade de Parintins (AM) na tarde do dia 21/01. A manifestação pública prevista foi cancelada devido a forte chuva que caiu sobre a cidade no momento da chegada. Mesmo debaixo de chuva, os líderes indígenas não desanimaram e caracterizados com pinturas e vestimentas tradicionais dançavam e cantavam mesmo debaixo de chuva na coberta do barco que os leva até Belém (PA).
As lideranças indígenas e a coordenação da delegação aproveitaram o momento para contato com a imprensa externando suas expectativas em relação ao FSM e abordando temas de interesse do movimento indígena como: a garantia dos territórios indígenas, impactos dos grandes projetos na Amazônia, a preservação ambiental no contexto das mudanças climáticas e do aquecimento global, problemática indígena latino-americana, o protagonismo indígena que se afirma com a eleição de 04 prefeitos e numerosos vereadores nos estados do Amazonas e Roraima, os desafios da saúde e da educação próprias, bem como a contribuição do “bem viver” indígena para o bem estar de toda a humanidade e do planeta.
À noite as discussões voltaram-se para assuntos específicos dos povos indígenas da Bacia Amazônica. Para conhecimento dos líderes foram exibidas informações sobre a Campanha “Povos Indígenas na Amazônia: Presente e Futuro da Humanidade”, seguido de um debate sobre problemas e desafios das comunidades.
Para os líderes indígenas a campanha que será lançada no FSM dará visibilidade a luta dos povos que resistem aos projetos impostos pela sociedade envolvente. Afirmam ainda que os povos indígenas são os principais guardiões da floresta, por isso querem a garantia da demarcação de seus territórios, para assegurar a continuidade de seus povos, da Amazônia e da humanidade.
Neste dia 22/01 (quinta feira) o barco da delegação fará uma parada no município de Santarém (PA) para manifestação publica em favor dos povos indígenas.