16/12/2008

Reportagem do Porantim ganha prêmio em concurso latino-americano de jornalismo

A reportagem a “A Roda Viva da Cana”, do jornalista Cristiano Navarro, publicada na edição de março de 2008 do jornal Porantim, editado pelo Cimi, recebeu o primeiro prêmio no concurso “Desenvolvimento econômico, luta contra a pobreza e exclusão social nas comunidades rurais pobres e indígenas da América Latina e Caribe”. O concurso foi promovido pela IPS-Inter Press Service e pelo Fondo Internacional para el Desarrollo Agrícola (FIDA).


 


O júri internacional era formado por Joaquín Costanzo, Diretor Regional da IPS para América Latina, Antonella Cordone, Coordenadora de Questões Indígenas e Tribais do Fondo Internacional para el Desarrollo Agrícola (FIDA), e Ernesto Lamas, Coordenador Regional para América Latina de AMARC (Associação Mundial de Rádios Comunitárias). Foram inscritas no concurso reportagens de 12 países (Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Cuba, Chile, Equador, Honduras, México, Peru, Uruguai, Venezuela).


 


Por meio da história de José dos Santos, um jovem Guarani Kaiowá de 15 anos, “A Roda Viva da Cana” denuncia a exploração ilegal de menores indígenas, que contra a vontade e autoridade de seus pais, se empregam em plantações de cana de açúcar no Mato Grosso do Sul.


 


O júri elogiou a reportagem de Cristiano Navarro por conduzir o leitor até o núcleo dos desafios que os indígenas enfrentam, mas também por ilustrar as complexas contradições que afetam suas comunidades. “O texto mostra os desafios que enfrentam a maioria das comunidades indígenas, e em particular a Guarani Kaiowá, sendo escravos de suas próprias terras, sofrendo maus tratos no trabalho infantil,  discriminação e inequidade no manejo e distribuição de recursos e perda de identidade. A mensagem transmite efetivamente ao leitor a difícil situação em que estão vivendo”


 


O segundo prêmio do concurso foi concedido a Elizabeth Pérez, da Colômbia, por seu trabalho “Los Remedios de la persistencia”, publicado na revista Cien Días do Centro de Investigación y Educación Popular (CINEP). A reportagem de Elizabeth trata da antiga luta de comunidades indígenas por recuperar suas terras ancestrais. O júri destacou este artigo por ser um testemunho valioso, categórico e crível.


 


O primeiro e o segundo premiados receberão, respectivamente, US$ 1500 e US$ 1000 como premiação.


 


Este foi o terceiro prêmio jornalístico organizado pela IPS com apoio da FIDA, depois da edição de 2005 sobre microfinanças e de 2006 sobre desertificação.

Fonte: IPS
Share this: