10/12/2008

Solidariedade aos povos indígenas de Raposa Serra do Sol



Cerca de 150 indígenas das mais diversas etnias que habitam o estado do Acre e Sul do estado do Amazonas se fizeram presentes no ato em solidariedade aos povos indígenas de Raposa Serra do Sol, em Roraima, e para que o Supremo mantenha a decisão pelo reconhecimento da homologação em território contínuo.


 


Menos de uma hora após o ato ter início as forças ocultas do antiindigenismo acreano se manifestaram e determinaram, por meio da polícia Militar, a remoção do carro de som para que os insistentes gritos por dignidade e respeito aos povos indígenas não ferissem os sensíveis ouvidos das ilustres autoridades.


 


Mesmo assim o ato continuou por meio de manifestações em viva voz e pela presença contestadora dos povos indígenas ali representados. Munidos de cartazes e faixas, com seus trajes e pinturas corporais, davam exemplo de solidariedade e de maturidade política, exigindo respeito, mas sem reagir às grosseiras provocações.


 


Ao final, além das inúmeras lições, ficou a certeza de que as forças antiindígenas mesmo tendo grande poder não conseguem sufocar a voz rouca da floresta manifesta também em uma nota distribuída aos presentes.


 


Lindomar Padilha


Cimi Amazônia Ocidental


 


MANIFESTAÇÃO: À JUSTIÇA BRASILEIRA


 


Nós povos indígenas somos ciente das mudanças que tem vindo ao longo dos anos, más, estamos consciente do aumento dos desafios que a cada dia ficam mais difícil de serem resolvidos. Desafios estes que demonstram uma democracia ainda é muito celetista e que põe em cheque o próprio Estado Brasileiro.


 


Como exemplos, os conflitos atuais em função das disputas territoriais, uma ameaça para as leis nacionais, aquelas que garantem aos povos indígenas direitos consagrados na Constituição Federal de 1.988, artigos 231 e 232, a Convenção 169 OIT (Organização Internacional do Trabalho) sobre povos indígenas e tribais em países independentes, ratificado pelo Brasil em 23 de Abril de 2003, e da Declaração sobre questões indígenas da Organização das Nações Unidas, aprovado em 13 de Setembro de 2007.


 


Em mais uma etapa dessa batalha, com forma de unificação de nossas lutas os povos indígenas através de suas organizações, associações, lideres organizamos atos públicos em todo o território nacional, simultaneamente no dia 09 de Dezembro de 2008, em conseqüência do julgamento no dia 10 de Dezembro de 2008 pelo Supremo Tribunal Federal do caso da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima.


 


Por tanto, nós Povos Indígenas do Acre, Sul do Amazonas e Noroeste de Rondônia, nos somas aos povos indígenas de Roraima juntamente com povos de outras regiões do Brasil e manifestamos:


 


Ø     Total apoio aos Povos indígenas de Roraima pela permanência de sua área conforme demarcada e homologada;


Ø      Que sejam retirados de maneira imediata todos os invasores das terras indígenas;


Ø       Que sejam processados e condenados os invasores, assassinos e outros criminosos de crimes cometidos contras os povos indígenas.


 


Condenamos todos os atos de manipulação, superioridade, divisão, utilização da miséria para fins individualista e apropriação do alheio.


 


Que os espíritos de nossos ancestrais limpem nossos corações e ajudem aos seus filhos tomarem sabias decisões para o bem da humanidade e que todos os povos possamos viver livres e em paz, com justa e dignidade.


 


Finalmente, manifestamos nossa confiança na Justiça Brasileira, que de uma vez por toda ponha um ponto final a esta violência e tirania cometida contra os Povos Indígenas.


 


 


Rio Branco – Acre, 09 de Dezembro de 2008.


 


COMISSÃO ORGANIZADORA DO MOVIMENTO INDÍGENA REGIONAL


 

Fonte: Cimi AO
Share this: