10/12/2008

Manifestação em apoio aos indígenas da Raposa Serra do Sol






Manaus(AM) – Um grupo indígenas está realizando manifestação desde as 10 horas da manhã de hoje na altura do quilômetro 22 da rodovia BR-174, que liga Manaus a Boa Vista, em Roraima. A manifestação é pacífica e até o momento não foi registrado qualquer incidente. A manifestação é de apoio aos povos indígenas da terra Raposa Serra do Sol, localizada ao norte de Roraima, cuja homologação é objeto de julgamento pelo Supremo Tribunal Federal – STF, na data de hoje, em Brasília.


“Um retrocesso na demarcação de Raposa Serra do Sol representa um retrocesso para os indígenas de todo o Brasil”, disse Jecinaldo Barbosa, dirigente da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira – Coiab. “Por isso nõs estamos aqui apoiando os indígenas daquela região que lutam há 30 anos pelo direito à terra”.


Mulheres, idosos e jovens lideranças de várias regiões do Amazonas estão participando do ato. Eles interditaram uma das pistas da rodovia. A maioria dos motoristas pára, ouve as explicações dos indígenas sobre a manifestação e recebem um panfleto com informações sobre a importância da homologação da terra Raposa Serra do Sol. “Os índios têm que fazer esse tipo de ato e buscar apoio da sociedade para que o Supremo Tribunal Federal ouça o seu apelo para garantir seus direitos”, destacou Socorro Carioca, representante da Central Única dos Trabalhadores – CUT.


O coordenador da organização dos professores indígenas, Telmo Makuxi, que é de Roraima, contou que a situação na região é bastante tensa, pois tanto os indígenas como seus oponentes estão apreensivos quanto ao resultado do julgamento.


Jecinaldo Barbosa garantiu que os indígenas vão permanecer no local até o fim do julgamento. Eles estão acompanhando a sessão pelo noticiário das emissoras de rádio. No local não é possível comunicação por celular. A manifestação organizada pela Coiab tem apoio do Conselho Indigenista Missionário – Cimi e Central Única dos Trabalhadores – CUT.

J. Rosha


 


 

Fonte: Cimi Norte I
Share this: