Informe nº. 845: Indígenas de Raposa Serra do Sol se mobilizam à espera do julgamento sobre a terra
No próximo dia 10 de dezembro, o Supremo Tribunal Federal (STF) deve continuar o julgamento sobre a terra indígena Raposa Serra do Sol,
Na passeata o Makuxi, Ednaldo André, expôs para trabalhadores e parlamentares o histórico de violência e luta que os povos de sua região viveram nos últimos 30 anos. Ednaldo agradeceu o apoio que os diversos movimentos sociais têm dado para os povos de Raposa Serra do Sol e reafirmou a confiança que os indígenas têm de que o STF manterá a homologação de Raposa.
Ontem,
A relação entre os Direitos Humanos e a questão indígena será discutida no dia 8 de dezembro, no ato O grito de Makunaima – 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e os Povos Indígenas da Raposa Serra do Sol, que acontecerá no Ministério da Justiça, das 15h às 18h.
Histórico
Na terra indígena Raposa Serra do Sol vivem mais de 19 mil indígenas dos povos Makuxi, Wapichana, Ingaricó, Taurepang e Patamona. Em 15 de abril de
Em abril, a ação da PF foi suspensa por decisão liminar do STF até que o mérito de a Ação Civil Pública que questiona a homologação da terra fosse julgada. Em 27 de agosto, o relator do processo Ministro Carlos Ayres Britto votou pela improcedência da Ação, determinando a retirada dos ocupantes não indígenas da terra. Em seguida, o Ministro Carlos Menezes Direito pediu vistas do processo, que voltará a julgamento na próxima quarta-feira.
Brasília, 4 de dezembro de 2008
Cimi – Conselho Indigenista Missionário