19/11/2008

Raposa Serra do Sol volta a pauta no STF

 



Indígenas participam de ato em favor de Raposa Serra do Sol (20/11 – Brasília)


 


No dia 26 de novembro, o STF deve continuar o julgamento da ação sobre a terra indígena


 


Dez lideranças indígenas que vivem na terra Raposa Serra do Sol (Roraima) estão em Brasília para participar das mobilizações em favor manutenção da homologação da terra. Amanhã, 20 de novembro, às 18h, haverá um ato, na sede Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), em apoio à causa. Participarão do ato, além de camponeses e indígenas, o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marcio Meira; o Coordenador Geral de Identificação e Delimitação da Funai, Paulo Santilli e o Reitor da UnB, José Geraldo de Sousa Júnior.


 


No dia 26 de novembro, o Supremo Tribunal Federal deve continuar o julgamento da Ação Popular que pede a anulação Portaria n. 534, de abril de 2005, que declarou os limites da terra indígena como 1,743 milhão de hectares.


 


Até o dia 26, os indígenas irão encontrar deputados, senadores e representantes do Executivo em busca de apoio. Nas visitas, eles costumam entregar um mapa feito pela Funai, em 1998, que mostra a disposição das 148 aldeias que existiam (hoje são 194) e a área usada por cada uma para a reprodução física cultural das comunidades (caça, pesca, coleta, agropecuária…). O mapa mostra que os indígenas usam toda a extensão da terra demarcada para sua sobrevivência.


 


Ato em apoio à Raposa Serra do Sol


Data: 20 de novembro (quinta-feira)


Horário: 18h


Local: Sede da Contag: SMPW – Quadra 01 – Conjunto 02 – Lote 02 – Núcleo Bandeirante – Brasília (Tel.: 61 2102 2288)


 

Fonte: CUT
Share this: