13/11/2008

Colômbia: marcha indígena cumpre 34 dias até Bogotá


 


Apesar dos pedidos do governo colombiano de desviar a mobilização pela ameaça do vulcão Machín, os indígenas continuam sua peregrinação contra as políticas de Álvaro Uribe e pela continuidade do diálogo começado em 2 de novembro. A Minga Nacional de Resistência Indígena e Popular começou na primeira hora de quarta-feira 12, e marcha até a cidade de Armenia, onde realizará uma Audiência Pública.


 


Em um comunicado, a organização assegurou que contarão detalhes do espírito da Minga Nacional em um “departamento que utiliza os símbolos indígenas do passado, mas desconhece a contribuição do presente”.


 


Depois continuará sua marcha até o departamento de Ibagué, onde o Vulcão Machín, também “se revela para que se detenha a exploração indiscriminada da Mãe Terra” afirma o comunicado.


 


Por sua parte, o presidente colombiano, Álvaro Uribe, pediu aos manifestantes que desviem seu percurso porque as autoridades de Ibagué não estariam em condições de recebê-los devido às conseqüências da atividade do vulcão.


 

Fonte: Adital
Share this: