Monção de apoio aos povos indígenas de Raposa
Nós, membros do Conselho Indigenista Missionário, Regional Mato Grosso, reunidos entre os dias 21 a 26 de julho em nossa 34º Assembléia Regional, em Chapada dos Guimarães, vimos por meio desta manifestar nosso incondicional apoio e solidariedade aos povos Makuxi, Wapixana, Patamona, Taurepang e Igarikó, que tradicionalmente convivem, organizam-se e lutam por suas terras de Raposa Serra do Sol.
Neste momento em que os direitos destes povos são questionados e negados, principalmente seu direito ao território demarcado e homologado em área contínua pelo presidente Lula em 2005, queremos compartilhar com estes povos a preocupação frente a ações que desrespeitam na essência a Constituição Federal em seu artigo 231.
É sabido por todos que a Constituição de 1988 reafirmou o direito originário ás Terras Indígenas, cabendo à União a demarcação e proteção de tais territórios e que tal processo nada mais é do que o reconhecimento da ocupação tradicional destes territórios por estes povos. Não obstante, as Terras Indígenas ao longo de séculos vem sendo alvo de invasões, exploração ilegal, roubo de riquezas sem que ações efetivas tenham significado solução para esta afronta aos direitos destas centenas de comunidades.
Os povos de Raposa Serra do Sol vem provando ao longo destes anos que podem e que vivem bem em suas terras, produzindo riquezas para suas comunidades, investindo no conhecimento, na formação de seu povo – seja tradicional ou escolar – administrando com grande êxito as terras que em sua tradição foram deixadas por Makunaíma.
Este bem estar, almejado por todos nós, e alcançado com todo o esforço por estas comunidades, não pode sucumbir em benefício de uns poucos supostos produtores. Os direitos, tão duramente conquistados neste processo de construção de uma sociedade democrática, não pode ser pisoteado beneficiando um pequeno grupo de pessoas em detrimento de mais de 19 mil.
Frente a este quadro, repudiamos qualquer intencionalidade e ação que venham a regredir nesta conquista das comunidades de Raposa Serra do Sol na holomolagação contínua de seu território e reafirmamos nossa solidariedade á mesmas.
Para que todos os Povos Indígenas tenham de fato VIDA EM PLENITUDE !
Conselho Indigenista Missionário – Cimi –MT
Chapada dos Guimarães, 26 de julho de 2008.