16/05/2008

Assembléia Xukuru lembra 10 anos da morte da liderança Xicão

No próximo dia 20 de maio faz 10 anos do assassinato de nosso grande guerreiro, cacique Xicão. Defensor incansável de seu povo e de todos os demais povos indígenas do Nordeste e do Brasil, ele acabou sendo vítima do ódio dos latifundiários invasores de nossas terras. Por esse motivo, aproveitaremos os dias de assembléia, de 17 a 20 demaio, para fazermos uma memória da trajetória de lutas do nosso povo, considerando os períodos antes, durante e após a liderança do nosso inesquecível cacique. Para motivar nossos debates, definimos como lema: “10 anos sem Xicão e a perseguição continua”.


 


Considerando o fato de que contaremos com a presença de muitas lideranças indígenas das mais variadas regiões do país, na pauta de discussão estão incluídos também temas de interesse geral dos povos indígenas: Projeto de Lei sobre o Estatuto dos Povos Indígenas; Criação do Conselho Nacional de Política Indigenista e outros.


 


O local para realização da Assembléia será a Aldeia Pedra D’Água, lugar onde viveu Xicão e tornou-se símbolo das lutas de resistência de todos os Xukuru. No dia 20, após uma celebração, desceremos a serra, em caminhada, até a cidade de Pesqueira, onde realizaremos um Ato Público em protesto contra o assassinato de Xicão e todas as outras lideranças que tombaram lutando, bem como em defesa daquelas que são vítimas de várias formas de violência, inclusive da estratégia de criminalização empreendida por nossos inimigos.


 


Certos de poder contar com sua presença, agradecemos em nome de todo o povo Xukuru.


 


Cacique Marcos Xukuru

Fonte: Povo Xukuru
Share this: