06/03/2008

Indígena Mapuche retoma greve de fome


 


A ativista política mapuche Patricia Troncoso retomou domingo (02/03) a greve de fome que havia interrompido há cerca de um mês. A retomada da greve se deu porque o governo chileno não cumpriu com sua parte no acordo.


 


Patricia esteve 112 dias em greve de fome e a interrompeu com a promessa do governo de transferi-la para um centro de estudos e trabalho, junto com outros dois ativistas presos, e permitir que ela saísse da detenção aos domingos.


 


O não cumprimento da promessa por parte do governo fará com que ela retome a greve, embora o seu estado de saúde seja muito precário, pois o organismo de Patricia já está bastante debilitado. 


 


A promessa do governo tinha sido feita ante integrantes da conferência episcopal, mas não teve nenhum peso. Segundo a Agência Indo-americana de Imprensa, as organizações de defesa dos direitos humanos e dos povos indígenas estão em estado de alerta, diante da decisão de Patricia Troncoso.


 


Elas disseram que irão lutar até as últimas conseqüências, para que seus direitos humanos básicos sejam respeitados pelas autoridades judiciais e do governo, encabeçado por Michelle Bachelet.

Fonte: Adital
Share this: