Os Encantados dos rios com Dom Cappio no Velho Chico
Eu aposto que Lula e seus asseclas não acreditam em lobisomem nem em saci, nem no Pai da Mata, muito menos na Mãe D´água. Estes serem existem e habitam as florestas e as margens dos rios. O rio São Francisco é um desses lugares mágicos.
O Lula nem sabe que todo o ano na beira do Velho Chico, numa região em Minas Gerais, os Lobisomens reúnem-se com o objetivo de alertar aos humanos sobre as ameaças ao rio. Neste encontro (sério mesmo!), é eleito o Lobisomem do ano*, aquele que terá o papel de se manifestar com mais ênfase aos humanos (os ditos civilizados) e fazer com que vejam os estragos que fazem à natureza, ao rio e a nós mesmos.
Carrancas, Homens do Rio, Mães D´água e demais seres encantados estão reunidos com Dom Cappio, margeando a sua fé e coragem em defesa do São Francisco. Juntamente com outros bichos da natureza, uma corrente de proteção, de resistência e de esperança a cada dia se fortalece em todos os cantos, prometendo um combate intenso pelo rio e pelo futuro nosso.
Estamos juntos com Dom Luiz Cappio e ampliamos essa corrente que fazemos nós, todos os seres em defesa do rio. Somente quem acredita é quem sente.
Quando tudo está ameaçado, rio, floresta e futuro, unem-se na hora presente.
Na hora de lutar.
*Sobre “O Lobisomem do ano” ver matéria no Estado de Minas dias 19 e/ou 26 de abril/2001, ou clicar no Google “lobisomem do ano.”
Sumário Santana, coordenador do Cimi Leste