Romaria de solidariedade a Dom Luiz Cappio e em defesa do rio São Francisco
No próximo domingo (9/12), Sobradinho (Bahia) será palco de uma grande romaria em defesa da Bacia rio São Francisco e em solidariedade ao frei Luiz Cappio. O bispo completa hoje (7/12) onze dias sem se alimentar, na Capela São Francisco, contra o projeto de transposição. A estrutura levantada para as atividades deve abrigar centenas de pessoas.
A mobilização acontece em todos os estados que compõem a Bacia e é reforçada pelas manifestações que tem acontecido durante toda a semana. Além de ser um momento de celebração com aspecto ecumênico, a romaria deverá ter uma tônica de protesto pela forma autoritária como o governo tem tocado o mega projeto de transposição, utilizando o exército para iniciar as obras na área da tomada de águas dos eixos norte e leste.
Grupos dos chamados estados receptores, como o Ceará, são esperados para falar sobre a água que existe naquela região, mas que tem o acesso restrito.
A programação está prevista para iniciar as sete da manhã, com a recepção das caravanas que não tiverem chegado no sábado e apresentações de todos. O momento será de festividade e acolhida dos ‘romeiros’. Em seguida haverá uma fala inicial sobre o aspecto simbólico do evento e a construção do memorial popular, a partir dos chamados lutadores do povo.
A celebração de aspecto ecumênico, com a participação de povos tradicionais da bacia e trabalhadores ligados a organizações sociais e movimentos populares, será acompanhada pela atividade chamada de parlamento popular.
As despedidas e envio das caravanas estão previstas por volta das 16h, quando as caravanas devem retornar aos seus estados. Todavia, alguns grupos poderão permanecer no local, para assistir a missa que é celebrada todos os dias às 19h e em vigília ao jejum do frei Luiz.
Contatos:
Ruben Siqueira: Comissão Pastoral da Terra – (71) 92086548
Luciano Bernardi: Comissão Pastoral da Terra – (71) 91044436
Cleusa: Cáritas – (71) 91829113
Clarice Maia: Comunicação – (71) 92369841
Mais informações: www.umavidapelavida.com.br