Entidades da Via Campesina pedem apoio da CNBB a Dom Cappio
Ele pedirá uma audiência ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva para tratar da questão e também pedirá ao Supremo Tribunal Federal que julgue as ações sobre a transposição que ainda aguardam decisão. Ele lembrou que diversas terras indígenas podem ser afetadas pela obra, por isso acredita que o Supremo pode decidir pela suspensão das obras até que estas comunidades sejam consultadas. Dom Dimas reforçou que segundo a CNBB, a justiça deve prevalecer.
Denúncias
Durante a reunião, graves denúncias envolvendo o projeto de transposição foram feitas. O representante do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições Superiores (ANDES) denunciou que está havendo pressões políticas sobre a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) para que a questão da transposição não seja amplamente discutida pelos cientistas do país.
Maria Costa, do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), informou que o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Ceará, chegou a ser detido, pois estava tentando tirar água, para uso doméstico, do canal que passa em frente a sua casa. O lugar, onde já há canalização da água, é o ponto final do eixo norte da transposição, que tem como razão principal fornecer água para resfriar uma usina siderúrgica no Complexo Industrial Portuário do Pécem.