22/11/2007

Vozes Negras no Brasil – Série de programas de rádio

Em treze de maio de 1888, a Princesa Isabel assinou a lei Áurea. A data da abolição da escravatura passou, então, a ser comemorada oficialmente com pompas que escondiam o peso da cor nos indicadores econômicos e sociais. 


 


Com o movimento negro avivando o debate sobre o tema nas últimas três décadas, o quadro é outro, conforme nossa reportagem comprova. Nesta série de programas, os repórteres Railda Herrero e Mário de Freitas abriram os microfones para colher depoimentos dos afrodescendentes que falam sobre essas mudanças.  


Os programas registram as desigualdades em estatísticas e o “racismo cordial”. Registram, entre outros, a polêmica das cotas nas Universidades públicas, os problemas de saúde, como a anemia falciforme.
 
Na contramão dos indicadores sócio-econômicos, pode-se comemorar, de Norte a Sul, a elevação da auto-estima e a mudança de imagem dos afrodescendentes.

Resultado da fortificação de organizações afros, que estão mudando políticas públicas, furando o cerco dos morros, dos subúrbios e favelas e ganhando terreno em diversas áreas, antes reservadas à cor oficialmente dominante no país, a branca.
 
Nesta série de programas da Rádio Nederland há retratos do mundo de alguns quilombolas e da força das mulheres negras, além de um desfile de heróis negros através da musicalidade.

Religião, música e projetos exemplares de inclusão social estão em destaque em alguns programas. Como é impossível falar de todas as manifestações culturais afros no país, apresentamos com destaque as Congadas e o Tambor de Crioula.
 
O 20 de novembro, data da morte do líder quilombola Zumbi, ganhou força como o Dia da Consciência Negra. A data comemorativa da abolição da escravatura perdeu a pompa, transformando o treze de maio no Dia Contra a Discriminação Racial.

Para uma pequena contribuição nesse debate a Rádio Nederland está lançando, nessa data, a série Vozes Negras no Brasil, que apresenta um pouco do colorido mosaico que é a cultura brasileira.

Esta série de programas foi feita com o apoio da agência holandesa de cooperação para o desenvolvimento Cordaid.

Fonte: Radio Nederland
Share this: