29/10/2007

Adolescentes que participaram do assassinato do Xakriabá Avelino Nunes ficarão internados por até 3 anos

A Juíza da Comarca de Manga (Minas Gerais), Maria Beatriz Fonseca, acatou a representação do Ministério Público, e reconheceu como conduta criminosa a prática dos adolescentes que participaram do assassinato de Avelino Nunes, do povo Xakriabá, em 16 de setembro.


 


Ela decidiu aplicar aos três jovens a medida sócio-educativa de Internação por prazo indeterminado, tendo como limite máximo três anos. Os adolescentes permanecerão recolhidos num estabelecimento adequado e passarão por avaliações semestrais.


 


O outro assassino foi denunciado pelo Ministério Público por homicídio qualificado e o seu interrogatório acontecerá amanhã, dia 30 de outubro, às 10h na Comarca de Manga.


 


Um dos motivos que levou o Ministério Público a pedir a condenação do assassino por homicídio qualificado foi o resultado do exame do corpo de Avelino. O laudo constatou a violência do crime, pois foram dados vários golpes na cabeça da vítima, provocando, inclusive, o afundamento do crânio, que gerou um traumatismo craniano. Essa comprovação fez cair por terra as mentiras dos assassinos, que durante todo o tempo falaram que apenas foi dado um chute na perna de Avelino.


 


Audiência Pública


Amanhã (30/10) também acontecerá uma audiência pública no território Xakriabá para tratar da violência contra o povo, que está aumentando na região.


 


A audiência será na aldeia Brejo Mata Fome, às 9h e contará com a presença:


do Secretário de Estado de Defesa Social (Mauricio de Oliveira Campos Junior);


do Procurador Geral de Justiça de Minas Gerais (Jarbas Soares Junior);


do administrador da FUNAI em Governador Valadares-MG (Waldemar Adilson Krenak);


do prefeito de São João das Missões (José Nunes de Oliveira);


de representantes da Comissão de Direitos Humanos;


da  Assembléia Legislativa,


da Articulação dos Povos Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo – Apoinme;


de diversas entidades e outros convidados.

Fonte: Cimi Leste - Equipe Xakriabá
Share this: