09/10/2007

Assembléia dos Jovens Xukuru do Ororubá

Nos dia 27, 28 e 29 de setembro, pela primeira vez, os jovens indígenas Xukuru do Ororubá, de Pernambuco, reuniram-se como assembléia junto a suas lideranças e outros segmentos da organização social do seu povo. Celebraram a retomada de suas terras, discutiram sobre um mundo de inclusão e como está sendo a participação dos jovens no projeto de futuro do povo e ainda como melhorar essa participação na caminhada da vida da comunidade.


A Assembléia foi pautada por momentos de religiosidade do povo Xukuru, com sua história de lutas e mantendo a tradição da oralidade na fala de Zenilda, Agnaldo, Marquinhos, Chico Jorge e seu Zequinha o pajé que falaram dos processos, das dificuldades e das vitórias que juntos fizeram e fazem estabelecer um projeto de futuro deste povo.


O momento foi oportuno para que os jovens apresentassem seus dons poéticos, cênicos, musicais, de pintura, desenhos. Também foram abordados temas como o alcoolismo, cultura, crenças e conjuntura, pensando no fortalecimento da organização dos jovens indígenas Xukuru e de sua organização social.


Os jovens Xukuru estão buscando cada vez mais expor o orgulho de ser Xukuru, dando ênfase a essa identidade indígena; aprofundar o debate sobre a importância de um movimento de jovens indígenas internamente e em nível de Estado que caminha para um projeto de um mundo multicultural. 


Encerraram o encontro definindo os passos para o futuro, cobrando das lideranças maior espaço nas decisões e presença constante junto a eles (os jovens) e exaltando a identidade de serem indígenas, de serem Xukuru refletidas nas frases que vieram dos grupos de trabalho: “Estamos estudando o passado, vivendo no presente e propondo um novo futuro!”


E ainda desabafaram: “Somos frutos de uma geração que nos julgou incapazes de amar, só porque amamos de uma maneira louca, mas totalmente real.”


Povo Xukuru do Ororubá, Pesqueira-PE .


 

Fonte: Cimi - NE
Share this: