Encontro reunirá jovens indígenas
Terceiro seminário dos jovens Tupinambá discutirá a importância de organizar a juventude indígena
Entre 31 de agosto e 2 de setembro, os jovens Tupinambá que vivem na Serra do Padeiro, sul da Bahia, realizam seu terceiro seminário cultural. Este ano, o tema do encontro será “Juventude Organizada, Comunidade Fortalecida”.
Além dos jovens Tupinambá, jovens de outros 14 povos do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo devem participar do encontro. São esperados 150 indígenas e 50 pessoas de entidades parceiras.
O objetivo do seminário é dar mais visibilidade e aumentar a participação da juventude nas lutas dos povos, interna e externamente. Eles pretendem mostrar que investir na organização da juventude é fortalecer as comunidades. A presença de jovens de diversos povos intensificará a aliança entre os indígenas na região.
Segundo a jovem Miana Tupinambá, que participou da coordenação dos dois seminários anteriores, este terceiro evento ocorre porque os dois encontros despertaram na juventude indígena – e não apenas nos Tupinambá – uma maior responsabilidade pela luta, além do fortalecimento da auto-estima.
“Acreditamos que, na medida em que a juventude indígena se organiza, quem ganha é toda comunidade, que se torna mais forte e com perspectiva de um futuro bem mais promissor, pois tem na sua juventude participativa a grande certeza deste futuro”, reflete a jovem.
Durante o seminário, os Tupinambá ampliarão as discussões com outros jovens indígenas que também estão se organizando. Eles pretendem se envolver mais com as organizações indígenas e, para isso, a coordenação da Articulação dos Povos Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo estará presente no encontro.
Vivem na aldeia da Serra do Padeiro cerca de 650 Tupinambá. A religião do povo tem sido a grande sustentação da comunidade. No encontro, eles também pretendem conhecer as religiões dos outros povos da região.