21/08/2007

Caravana contra a transposição é recebida por CNBB e pelo vice-presidente José de Alencar

No dia 22/08 (quarta-feira), o vice-presidente José de Alencar receberá a Caravana em defesa do Rio São Francisco e do Semi-árido – Contra a transposição. O encontro será realizado às 16h, no Palácio do Planalto. Um pouco antes, às 14h, a Caravana também será recebida pela CNBB. Essas são algumas das atividades que serão realizadas em Brasília durante a passagem da Caravana.


 


De 19 de agosto a 1o de setembro, um grupo de conhecedores do São Francisco e do Semi-árido percorrerá onze capitais brasileiras para promover discussões, buscar consensos e denunciar as incoerências do projeto do Governo Federal de transpor as águas do Velho Chico. A Caravana em defesa do São Francisco e do Semi-árido contra a Transposição é composta por especialistas, representantes de movimentos sociais e dos Ministérios Públicos dos estados. Durante a jornada, a equipe distribuirá a revista Transposição: Águas da Ilusão, que aponta as incoerências do projeto do Governo Federal, além de discutir alternativas para o semi-árido.


 


O grupo alerta que a natureza da obra não resolverá os problemas da seca e ainda trará impactos ambientais, econômicos, políticos e sociais negativos. Alertam ainda que questões fundamentais, como uma verdadeira estratégia para o desenvolvimento sustentável do semi-árido brasileiro e a revitalização das bacias hidrográficas, são tratadas pelo Governo Federal como medidas compensatórias ou de cooptação e barganha.


 


A jornada terá início em Belo Horizonte, no dia 19 de agosto, quando chegam à capital mineira os integrantes da equipe.


 


Programação no dia 22 de agosto, quarta-feira:






















 9hs


Reunião com o Presidente, Dep. Iran Barbosa (PT/SE), e com o Relator, Dep. Juvenil Alves (S/Part./MG), da Subcomissão Especial do Rio São Francisco.


9h30


Reunião com o Presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados, Dep. Nilson Pinto (PSDB/PA).


10hs


Participação da Caravana na reunião da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados.


 


14h


Encontro com a CNBB. Local: Casa de Retiros Assunção – L2 Norte – 611 – E – Asa Norte.


 


16:30h


Audiência com o vice-presidente José de Alencar – Palácio do Planalto.


 


No dia 23, a Caravana estará em São Paulo, seguindo sua trajetória pelo país.


Motivações


 


A Caravana tenta impedir a aplicação de grandes recursos financeiros num projeto que faz uso político do sofrimento de um povo sem oferecer solução efetiva. É preciso levar a água sim, com urgência e de maneira permanente. Só que a transposição não é uma solução adequada dos pontos de vista econômico, técnico, social e ambiental.


 


É impossível distribuir a água bombeada a uma população dispersa, a que mais sofre com os efeitos da seca. O uso dessa água no agronegócio, para irrigação, também é inviável. A água da transposição, em função de ser bombeada com elevado gasto de energia, terá um custo muito alto para o consumidor ou terá que ser eternamente subsidiada pelo Governo Federal. Para as cidades, um estudo da Agência Nacional das Águas (ANA) aponta alternativas para os municípios com população em torno de 5.000 habitantes e problemas de abastecimento de todo o semi-árido brasileiro (970.000 km2), e não apenas no Nordeste Setentrional (400.000 km2) Se implementadas, essas obras custariam metade do previsto pelo Governo Federal para fase inicial da transposição. Sobra apenas o argumento da obra pela obra.


 


Quem participa


 


Ao todo, participam 19 pessoas. Em Brasília, estarão presentes:


 


Apolo Heringer Lisboa: professor da Universidade Federal de Minas Gerais, coordenador do Projeto Manuelzão, presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas.


 


Dra. Luciana Espinheira da Costa Khoury – Ministério Público da Bahia


 


João Abner – Doutor em Engenharia Hidráulica e Saneamento, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.


 


João Suassuna – Engenheiro Agrônomo, formado pela Universidade Federal da Paraíba, técnico da Fundação Joaquim Nabuco, em Recife.


 


Luciano Marçal – coordenador executivo da Articulação no Semi-árido Brasileiro (ASA – Brasil), um fórum de mais de 700 organizações da sociedade civil.


 


Marcos Sabaru – Povo Timgui-Botó / Alagoas


Ruben Siqueira – Fórum em Defesa do São Francisco – Comissão Pastoral da Terra / Bahia


Soraya Venini Tupinambá – Frente Cearense por uma nova cultura da Água e contra a transposição das águas do Rio São Francisco / Ceará


Toinho pescador – vice-presidente do Sindicato dos Pescadores de Alagoas e membro do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.


 


Ludmila Lana – secretaria geral da Caravana


 


Humberto Santos – assessoria de imprensa


 


Roteiro da viagem


 














































DATA


LOCAL


20/08


Belo Horizonte


21/08


Rio de Janeiro


22/08


Brasília


23/08


São Paulo


24/08


Natal


25/08


Visita à barragem Engº. Armando Ribeiro Gonçalves (Açude Açu)


26/08


Visita ao Açude Castanhão


27/08


Fortaleza


28/08


Recife


29/08


João Pessoa


30/08


Salvador


31/08


Aracajú


01/09


Maceió


 


Assessoria de imprensa Caravana São Francisco


Carolina Silveira (31) 3248-9646/ (31) 9226-3249


Humberto Santos (31) 3248-9806/ (31) 9284-1472 (em campo)


 


Secretaria da Caravana São Francisco


Ludmila Lana (31) 3248-9692 / (31) 9205-3543


Lucélia Martins (31) 3248-9726 / (31) 9348-7096


 


Mais informações: www.manuelzao.ufmg.br

Fonte: CPT
Share this: