Falece, aos 73 anos, dona Minervina, do povo Pataxó Hã-Hã-Hãe, da Bahia
Comunicamos, com pesar, que dona Minervina Maria de Jesus faleceu, aos 73 anos, hoje pela manhã no Hospital Santa Cruz, na cidade de Itabuna, na Bahia. A mais de dez dias, ela estava em estado de coma no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) devido a conseqüências graves do diabete e de um derrame cerebral.
Dona Minervina, do povo Pataxó Hã-Hã-Hãe, ficou conhecida nacionalmente por ser a mãe de Galdino Pataxó, que foi brutalmente assassinado em Brasília, quando reivindicava a liberação de uma parte da terra indígena Caramuru Catarina Paraguaçu, no município de Pau Brasil. Daí, de forma incansável se sobressaiu a luta de uma mãe por justiça e solidariedade, sensibilizando a todos.
Ela era muito respeitada por seu povo, pelas suas qualidades de mulher lutadora, que se colocava sempre à disposição da luta. Teve filhos e netos que foram lideranças Pataxó Hã Hã Hãe, que deram sua vida também de forma abnegada, como João Cravim e Galdino.
Dona Minervina deixa 11 filhos vivos, cerca de 35 netos e 15 bisnetos. A sua morte acontece um ano e três meses após a morte do seu Jô, seu marido e eterno companheiro a qual ela sempre se referia com muito carinho.O seu sepultamento deve acontecer amanhã, no dia 12 de julho, na aldeia Caramuru em Pau Brasil.
Equipe CIMI Itabuna