Carta ao Governador do Mato Grosso do Sul
Exmo. Governador do Estado de Mato Grosso do Sul.
Sr. André Puccineli
Nesta.
Nós, Povos Indígenas de Mato Grosso do Sul, viemos para Campo Grande vindos de vários municípios do interior do estado, com apoio de vários seguimentos da sociedade civil, nos manifestar durante a Semana Nacional dos Povos Indígenas.
Ao final de nosso ato pacífico, fomos impedidos de ocupar as instalações do Parque das Nações Indígenas, conforme acordo que já havia sido feito anteriormente com a autoridade competente.
Nos deixa indignados o fato de não podermos ocupar um espaço que, em primeiro lugar é público, portanto, de todos os cidadãos e cidadãs, e em segundo lugar, e principalmente, que leva o nosso nome, bem como os “portais” com os nomes das nossas etnias. Ainda acrescentamos a isso, o fato de estarmos nas comemorações da Semana dos Povos Indígenas.
Diante destes fatos, ficamos revoltados pelas agressões que sofremos, porque fomos agredidos e desrespeitados em nossos direitos.
Gostaríamos de lembrar que não somos invasores nem bandidos para sermos proibidos de ocupar qualquer espaço público, inclusive aquele que leva o nosso nome.
Esta atitude nos lembra os quinhentos anos de autoritarismo e opressão, que achávamos que tinha acabado. Além disso, essa atitude fere nossos direitos constitucionais e os direitos assegurados na Convenção 169 da OIT.
Diante de todas as mortes, violências e agressões que sofremos, é lamentável que o mundo venha a saber que tenhamos que passar por mais essa forma de violência.
Apesar disso tudo, temos a certeza de que continuaremos na luta por nossos direitos, nos unindo cada vez mais, conseguindo mais aliados, e retomando as nossas Terras!
Campo Grande-MS, 13 de abril de 2007.