13/04/2007

Evento debaterá economia indígenas, povos na cidade e território Chiquitano

De 16 a 20 de abril, acontece em Cuiabá a Semana dos Povos Indígenas 2007, com tema Economias Indígenas: Vida Compartilhada. Além dos debates e apresentações culturais, haverá uma celebração em memória de Vicente Cañas e uma assembléia do povo Chiquitano.


 


No dia 16 (segunda), a abertura do evento, no Museu Rondon, será um debate sobre as transformações na economia dos Rikbaktsa com a chegada dos jesuítas e dos seringueiros. Um casal do povo apresentará sobre situação. À noite, no mesmo dia, Mário Bordingon falará sobre a realidade dos Boe-Bororo em Jarudore. Na terça (17), haverá um debate sobre a situação dos indígenas que vivem na cidade. Dia 18, a partir da realidade Chiquitana, será debatida a importância da demarcação das terras para a economia de partilha.


 


No dia 20 de abril, na Igreja São Judas Tadeu, será lembrado os 20 anos de martírio do Ir. Vicente Cañas, assassinado em 1997 por defender os Enawene Nawe. Haverá depoimentos de pessoas que conviveram com Canas e a benção para o início da monumento em homenagem ao missionário. Dia 21, em Porto Esperidião, ocorre a IIª Assembléia Popular de Afirmação do Povo Chiquitano.


 


Durante toda a semana, haverá apresentações culturais à noite no Museu Rondon.


 


 


Programação completa:


 


SEMANA DOS POVOS INDÍGENAS 2007Economias Indígenas: vida compartilhada!


PROGRAMAÇÃO / Museu Rondon / UFMT – Cuiabá, MT


 


12 a 14/04/07 – Visita às escolas para a divulgação da Semana e chegada das delegações indígenas para irem a Brasília participar do Abril Indígena – Acampamento Terra Livre e tratar dos seguintes assuntos: Conselho Nacional de Políticas Indigenistas, Programa de Aceleração do Crescimento, Pequenas Centrais Hidroelétricas, entrega do abaixo assinado pedindo a demarcação das Terras Indígenas Chiquitano…


De 16 a 20/04/07: atividades com estudantes das escolas das 7:30 às 11:30 e das 13:30 às 17:30 (com pinturas corporais, shows musicais, poesias, danças indígenas, narração de mitos, exposição e venda de artefatos, mostra de vídeos…).


16/04/07 – Segunda Feira:


Economia Rikbaktsa, antes e depois da chegada dos seringueiros e dos jesuítas.


Local: Museu Rondon


13:30h – Abertura da exposição dos artefatos Rikbaktsa e visitas ao Museu.


17:00h – Apresentação da família Rikbaktsa que passará a Semana conosco: Cultura e história dos Rikbaktsa em torno do Tsaua’tsin Tuhtãratsa.


Debatedores: Casal Rikbaktsa e Aloir Pacini.


18:30 Apresentação cultural Indígena.


19:00 Denúncia: Os Boe-Bororo de Jarudori


com Mário Bordignon. Mediador: Anderson Martins


17/04/07 – Terça feira:


Os estudantes e os trabalhadores indígenas na capital, Índios em contexto urbano.


Local: Museu Rondon


19:00h – Informe do Projeto de Pesquisa Índios em contexto urbano e do Ponto de Cultura “Nós na cidade: índios em rede” (Aloir Pacini).


Mesa de debate: representante dos estudantes indígenas na cidade (Casa de Estudantes e dos estudantes da UFMT) e dos trabalhadores indígenas na cidade, Doroti Taukani (Bakairi, emprego público), Agustina Barrientos (Guarani, confecção e venda de artefatos) e Carmelo Paraba Soruco (Chiquitano aposentado)… Mediadora: Valéria Schmidt


Dia 18/04/07Quarta feira: O Território Tradicional Chiquitano.


Local: Museu Rondon


19:00h – Mesa de debate:


Os Chiquitano são sem-terra? A demarcação das terras tradicionais facilitam a partilha.


Representantes Chiquitano: Jurenilda Ramos Paravá e Pricila Terezinha Rup Silva…, José Eduardo da Costa. Debatedor: Aloir Pacini


Dia 19/04/07 – Quinta feira:                         Economias Indígenas: vida compartilhada!


Local: Museu Rondon.


17:00h – Biodanza: dança de roda (Antônio Carlos Pereira de Oliveira)


19:00h – Narrativa indígena de como acontece a partilha no final da festa Rikbaktsa… Palestra: Economia da reciprocidade com Bartomeu Meliá, convidado especial.


Coordenador: Gilberto Vieira dos Santos


Lançamento do Vídeo: “Em Trânsito“, de Elton Rivas, Documentário (53 min) sobre a luta pela terra do povo indígena Irantxe/Manoki, habitante do noroeste de Mato Grosso.


Local: MISC (Museu da Imagem e do Som). Rua Voluntários da Pátria, 75. Centro.


Horário: 19 horas


Entrada: 1 kg de alimento não perecível.


20/04/07Sexta feira: O Irmão Vicente Cañas e os Enawene Nawe.


Local: Igreja São Judas Tadeu (Av. Coronel Escolástico)


19:00h – Celebração dos 20 anos do Martírio do Ir. Vicente Cañas, SJ


20:00h – Bênção para o início do Monumento do artista Jonas Corrêa em homenagem ao Ir. Vicente Cañas, SJ com depoimentos de quem o conheceu.


20:30h – Repasse dos frutos do Abril Indígena de Brasília e da Semana em Cuiabá (depoimentos, avaliação).


Dia 21/04/07: IIª Assembléia Popular de Afirmação do Povo Chiquitano!


Local: Porto Esperidião, início às 13:00h.


22/04/07, alvorada com fogos, caixa e pífano às 5:00h. Mística na margem do rio Jauru… Repasse do caciques que foram a Brasília. Celebração final do Seminário, almoço e retorno dos Chiquitano para suas terras tradicionais.


OBS: As mesas redondas para debates serão durante as noites. Sugerimos que os professores tragam os estudantes para as atividades propostas. Outra maneira é trabalhar com os alunos nesta Semana a questão das economias indígenas em sala de aula. As escolas podem agendar no Museu Rondon as visitas pelo telefone 36158489.


 

Fonte: Cimi
Share this: