Comissão Pastoral da Terra divulgará dados dos conflitos no campo 2006
Na próxima segunda-feira, 16 de abril, a Comissão Pastoral da Terra – CPT divulgará os dados dos conflitos e da violência presentes na obra Conflitos no Campo Brasil 2006, em uma coletiva de imprensa que se realizará na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB (Setor de Embaixadas/Sul, q. 801, conj. “B”. Na sala de imprensa), às 9h30, em Brasília, Distrito Federal. Em 2006 foram assassinadas 39 pessoas em conflitos pela terra. Ocorreu uma morte a mais que em 2005. Serão apresentados, ainda, números de ameaçados de morte, tentativas de assassinatos, despejos judiciais e ocupações, dentre outros.
Conflitos no Campo Brasil 2006
A publicação traz análises, a partir dos dados, feitas por intelectuais, pesquisadores e agentes da CPT. Entre os enfoques estão os conflitos gerados pela posse de territórios pertencentes às comunidades tradicionais, pelo acelerado desmatamento da Amazônia, pelo acesso à água e os conflitos trabalhistas. A CPT faz o registro dos dados com o objetivo de denunciar a realidade no campo, que muitas vezes é maquiada ou esquecida, sempre sob a perspectiva do protagonismo dos trabalhadores e trabalhadoras rurais.
A obra Conflitos no Campo Brasil foi editada pela primeira vez em 1985, e, desde então, vem melhorando a sua qualidade e tem sido referência entre as entidades e movimentos do campo, no meio acadêmico, entre organismos internacionais, órgãos governamentais e a imprensa. Em
Presenças
Participarão da coletiva o presidente da CPT, Dom Xavier Gilles; o professor Carlos Walter Porto Gonçalves, da Universidade Federal Fluminense e um dos autores do texto presente na publicação intitulado A geografia serve para desvendar máscaras sociais; e coordenadores nacionais da CPT.
Serviço:
Divulgação dos dados dos conflitos no campo brasileiro em 2006
Quando: 16 de abril (segunda-feira), às 9h30.
Onde: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, em Brasília, DF.
Informações:
Assessoria de comunicação da CPT, com Antônio Canuto, Cristiane Passos e Maristela Vitória – fones 62 4008-6400/6406/6412.
A partir do dia 16, todos os dados estarão disponíveis na página da CPT na Internet: www.cptnacional.org.br