11/04/2007

Romaria na terra indígena Xakriabá lembra os 20 anos do massacre de lideranças indígenas

Será realizado no próximo dia 15 de abril, domingo, na reserva indígena Xakriabá, município de São João das Missões no norte de Minas, a “ROMARIA DOS MÁRTIRES DA TERRA”. O evento faz memória dos 20 anos da chacina acontecida na reserva indígena na disputa pela terra, culminando com a morte de três Xakriabá em fevereiro de 1987.


 


Participarão representantes dos 14 povos indígenas de Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia, Igrejas, pastorais, entidades e organizações do movimento social. A Romaria faz parte da programação do Abril Indígena, mobilização que articula ações por todo o país.


 


A Romaria dos Mártires da Terra é uma promoção conjunta do Povo Xakriabá, Conselho Indigenista Missionário-CIMI, da diocese de Januária e Conselho dos Povos Indígenas de Minas Gerais, com apoio da Prefeitura Municipal de São João das Missões e da Cese-BA.


 


A programação inicia no dia 15 de abril às 7 horas da manhã na aldeia Brejo-Mata-Fome com a memória do martírio indígena.Em seguida será realizada uma caminhada até o local da chacina, onde haverá celebração e testemunho dos participantes.


 


Nos dias que antecedem a romaria (13 e 14/04), as lideranças indígenas realizam  na área Xakriabá o “Encontro dos Povos Indígenas de Minas Gerais”. Na pauta do encontro está a discussão sobre o atual contexto da política indigenista do governo Lula e os diversos problemas que afetam os povos, de modo especial a demarcação de suas terras.


 


Ainda na programação do Abril Indígena está prevista, para o dia 19 de abril, uma audiência na Assembléia Legislativa de Minas Gerais.


 


Para maiores informações entrar em contato com:


Conselho Indigenista Missionário – Fones 31.3481.1181 (BH) ou 38.3613.1306 (Itacarambi).


E-mail: [email protected]


Prefeitura de São João das Missões – Fone: 38.3613.8178.

Fonte: Cimi Leste
Share this: