Acampamento com movimentos campesinos em Belém e Semana dos Povos em Santarém
Articulados com diversas mobilizações em defesa dos direitos indígenas que ocorrem, em todo o país, durante o mês de abril, os povos que vivem no Pará realizarão ações para expor sua realidade à sociedade e reivindicar do poder público seus direitos.
Em Belém, cerca de 80 indígenas do Baixo Amazonas e do nordeste paraense são esperados no Acampamento da Via Campesina – contra o imperialismo e pela soberania popular na Amazônia, que ocorrerá entre 16 e 20 de abril.
Neste período, estão previstas duas marchas pela cidade (17 e 19/4) e conferências que discutirão a questão dos povos indígenas, dos quilombolas, da biodiversidade e da reforma agrária na região. Participarão dos debates o Procurador da República Felício Pontes e o Bispo do Xingu, Dom Erwin Krautler (a confirmar). Também foram solicitadas audiências em diversos órgãos como a Secretaria de Justiça, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a Fundação Nacional do Índio (Funai).
A mobilização é organizada pelas pastorais sociais e por diversas entidades (Cáritas, Cimi, MST, MAB…). O acampamento, que espera 1500 pessoas, deve ficar na praça da leitura em São Braz.
Em Santarém, entre 12 e 19 de abril, acontece a Semana dos Povos Indígenas, que começará com uma audiência com a prefeita da cidade Maria do Carmo Martins, na manhã do dia 12. No mesmo dia, a partir das 18h, rituais e apresentação de danças marcam o abertura da Semana.
Nos dias seguintes, haverá uma exposição de fotografias, artefatos e exibição de filmes sobre a realidade indígena, além de debates nas escolas da cidade. No dia 19, uma mesa redonda discutirá os desafios e perspectivas dos povos indígenas do Baixo Amazonas. O debate será transmitido pela rádio 94 FM.
O evento é organizado pelo Cimi, Conselho Indígena do Tapajós e Arapiuns (CITA), Grupo de Consciência Indígena (GCI) e Grupo de Defesa da Amazônia (GDA)
Contatos:
Belém:
CIMI – Luiz – (91) 3226-5408
CPT – Jane (91) 8848-0976
MST – Mercedes (91) 3276-2053
Santarém:
CIMI – Socorro – (93) 8115-4216