08/12/2006

Povo Krahô-Kanela conquista sua terra

Hoje, sexta-feira, 8 de dezembro de 2006, o Diário Oficial da União publicou o Decreto assinado pelo Presidente da República que declara de interesse social, para fins de desapropriação, imóveis rurais destinados a assentar o povo indígena Krahô-Kanela, no Município de Lagoa da Confusão, no Estado do Tocantins.


 


Esta é uma conquista fundamental para um povo que sofre, há décadas, com a perseguição, o desamparo, a expulsão da terra, a vida de exílio em terras de outros povos e em assentamentos rurais. Nos últimos anos, sofria com a vida confinada numa só casa, em cima de um antigo lixão da cidade de Gurupi, no Estado do Tocantins.


 


Para alcançar esta vitória, o povo Krahô-Kanela enfrentou um árduo caminho, nos últimos meses, passando por momentos de frustração, por causa da demora no trâmite do processo, finalizado pouco antes do prazo final. Mas, sempre manteve a esperança.


 


O apoio e o esforço de várias pessoas e órgãos, ao longo do processo, foram fundamentais para esta conquista. Destaca-se o empenho do presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Rolf Hackbart, que viabilizou os recursos orçamentários e do senador Paulo Paim, vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado, mediador do acordo entre Incra e Funai para a criação da reserva.


 


O povo Krahô-Kanela compartilha essa conquista com todas as suas amigas e amigos, presentes na sociedade civil, no Congresso Nacional e no governo brasileiro, que souberam demonstrar sensibilidade e respeito pela sua dignidade e pelos seus direitos históricos – e muito contribuíram na construção desta vitória.


 


Agora, uma nova etapa se abre para a vida do povo Krahô-Kanela, plena de possibilidades, onde a atual e as futuras gerações poderão viver, finalmente em paz, em sua própria terra, com seu próprio jeito de ser, de conviver e de conduzir seu destino.


 


O cacique Mariano Ribeiro, antes de voltar para o Tocantins, deixou essa mensagem de agradecimento:


 


“Estamos muito alegres e queremos agradecer a todos vocês que nos ajudaram. Vamos fazer uma festa na nossa aldeia e queremos que todos vocês vão lá. Por que queremos que vocês conheçam nosso povo e que nosso povo conheça vocês, que foram as pessoas que nos ajudaram. Queremos nos desculpar por não voltarmos em cada gabinete agradecendo, mas já estamos aqui há muito tempo e queremos voltar logo para nossa terra”.


 


Esta conquista representa um passo importante na luta maior do povo Krahô-Kanela pela demarcação de todo seu território tradicional.


 


Brasília, 08 de dezembro de 2006.


 


Cimi – Conselho Indigenista Missionário


 

Fonte: Cimi
Share this: