29/11/2006

Guarani Kaiowá do MS se reúnem com presidenta do TRF3 em SP

A desembargadora federal Diva Malerbi, presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, recebeu ontem, dia 28 de novembro, a visita de representantes do povo Guarani-Kaiowá de Mato Grosso do Sul, que é a segunda maior região indígena do Brasil. Antes do início da reunião cerca de 40 índios fizeram uma apresentação de música e dança típicas no vão do prédio do TRF3, na Avenida Paulista.


 


Os representantes indígenas vieram pedir uma atenção especial para os processos de demarcação de terras indígenas que estão em andamento na Justiça Federal. Os índios estão mobilizados pela agilidade na Justiça, pela terra e pela não violência.  


 


Ressaltaram que as proposituras de ações judiciais movidas por fazendeiros da região afetam os processos administrativos de demarcação de terras iniciados pelo Governo Federal e geram violência contra os indígenas, em alguns casos que atentam contra a vida dessas pessoas e morte de lideranças. A violência contra a comunidade indígena na região é uma das mais graves no país


 


A presidente do TRF3, desembargadora federal Diva Malerbi mostrou-se sensível à causa indígena, declarando: “Somos irmãos da mesma terra” e ressaltou que estará levando a questão aos outros órgãos públicos e aos juízes federais, porque “a Justiça tem que dar uma resposta rápida a essas questões”, afirmou.


 


Estavam também presentes os assessores jurídicos do Conselho Indigenista Missionário-CIMI, Rogério Batalha e Michael Mary Nollan, e a Procuradora da República, Maria Luiza Grabner.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Share this: