Movimentos sociais de todo o país manifestam seu apoio à luta Tupinikim e Guarani
Representantes de diversas entidades e movimentos sociais foram hoje (16/11) ao Ministério da Justiça manifestar seu apoio à luta dos povos Tupinikim e Guarani pela demarcação de suas terras no Espírito Santo (ES).
O chefe de gabinete em exercício do MJ, Pedro Abramovay recebeu as lideranças. Elas entregaram um documento lembrando o compromisso assumido pelo Ministro Márcio Thomaz Bastos, numa audiência na Assembléia Legislativa do ES, em fevereiro de 2006, de demarcar as terras dos dois povos sem ultrapassar os prazos legais previstos, que venceram em 20 de setembro.
O cacique Jonas, em nome dos Tupinikim e dos Guarani, reforçou que eles estão aguardando que Bastos cumpra sua promessa: “O Ministro nos garantiu que assinaria a portaria de demarcação assim que chegasse na mesa dele”, lembrou o cacique.
Abramovay ressaltou que a questão é prioridade no Ministério e que será resolvida o mais rápido possível. Entretanto, não garantiu que a portaria será assinada até 31 de dezembro, quando Bastos deve deixar o Ministério.
Ele também afirmou que, dentre as questões que chegam ao Ministério, é na disputa em torno dos direitos indígenas onde se vê claramente os interesses dos envolvidos: “Percebemos no ministério que os que defendem os direitos indígenas são as forças progressistas, os que são contra são os grupos mais conservadores da sociedade”.