14/11/2006

CHIQUITANOS, COM MUITO ORGULHO!

 


“Sou Chiquitano, eis a questão! Mestiço ou índio, e porque não? Trago nos olhos, sede e justiça, de libertação”. Esta foi uma das faixas no cenário do 1º. Encontro de afirmação dos Povos Chiquitanos, realizado em Cáceres, Mato Grosso, de 10 a 12 de novembro.


 


Muita emoção, beleza, indignação, denúncias, mas, principalmente, manifestação de orgulho, força e determinação que foram expressas por centenas de Chiquitanos do Brasil e da Bolívia, dispostos a lutar pelos seus direitos e com dignidade e sabedoria milenar. Foi um momento histórico para os Povos Chiquitanos.  Foi um momento de solidariedade e compromisso assumido por mais de cinqüenta entidades da sociedade civil e órgãos governamentais que participaram do Encontro.


 


O grito que mais forte ecoou de Cáceres para o Brasil e o mundo, e calou fundo no coração dos presentes, foi da afirmação da identidade dos Povos Chiquitanos e a urgente retomada e reconquista de suas terras, de seu território. “Somos Chiquitanos, com muito orgulho! Queremos nossas terras!”


 


A situação de violência a que estão submetidos, com uma trama dos interesses econômicos e políticos, buscando dividir o povo, jogar uns contra os outros, está provocando muito sofrimento e revolta. “Nossas terras foram tomadas, nossos rios poluídos, nossas matas destruídas. Quiseram roubar nossos sonhos, nossa cultura, nossa esperança… Mas não conseguiram. Estamos aqui e vamos lutar até o fim para reconquistar nossas terras para viver bem e com dignidade”, afirmou uma das lideranças Chiquitanas em depoimento emocionado.


 


O Seminário esteve marcado pela leveza e beleza da alma Chiquitana, que foi expressa nas místicas, nas apresentações culturais, na música, na criatividade, na culinária. Mas também o espírito guerreiro de lutadores da justiça e da paz que perpassou os dias do seminário.


 

Fonte: Cimi - MS
Share this: