08/11/2006

Os Tupinambá e Pataxó Hã-Hã-Hãe ocupam Secretaria de Educação na Bahia

No dia seis de novembro, cerca de 60 índios Tupinambá da Serra do Padeiro e Pataxó Hã-Hã-Hãe ocuparam a Secretaria Estadual de Educação, em Salvador, e a Diretoria Regional de Educação (Direc), em Itabuna, exigindo o pagamento do transporte escolar em atraso há seis meses e a manutenção do pagamento dos salários dos professores e da merenda escolar.


 


Esta ação ocorreu por que o governo do Estado da Bahia cortou todos os pagamentos com fornecedores depois do resultado da última eleição para governador, sendo que anteriormente às eleições os índios já haviam feito várias incursões junto à Secretaria de Educação em Salvador para o pagamento do transporte escolar.


 


A situação se agravou diante das informações de que o atual governo iria paralisar todos os pagamentos. A empresa de transporte dos estudantes ameaçou, então, interromper o trabalho, caso não fossem quitados todos os seis meses de débito. A paralisação do transporte dos estudantes praticamente inviabilizava o ano letivo.


 


Diante da gravidade da situação, não restou outra alternativa aos índios senão a ocupação da Secretaria de Educação em Salvador e da Direc em Itabuna, com o firme propósito de resolver o problema. No mesmo dia da ação, a Secretaria de Educação fez os depósitos para a empresa de transporte, para o salário dos professores e para a merenda escolar. Esta foi a terceira ocupação da Secretaria de Educação que os índios fizeram em dois anos, pelo descumprimento das obrigações por parte deste órgão estadual.


 


Estiveram à frente do movimento os caciques Ilsa Rodrigues, Rosinaldo (Babau) e Reginaldo; as lideranças Guducha, Edílson, Glicélia, acompanhados por vários pais de alunos e professores. Na ocasião não se aceitou a participação dos alunos pelo fato de a ação oferecer certo risco e também por estarem em período de provas. Assim, as lideranças e os pais dos alunos assumiram de fato a responsabilidade da ação, o que contribuiu para a rapidez e o sucesso na solução da situação.

Fonte: Cimi Leste
Share this: