01/11/2006

MPF/MT apela contra absolvição de acusado de assassinar Vicente Cañas

O procurador da República em Mato Grosso Mário Lúcio Avelar entrou com recurso contra a absolvição de um dos acusados pelo assassinato do indigenista espanhol Vicente Cañas. O recurso foi protocolado nesta quarta-feira, 1º de novembro, na Justiça Federal, em Cuiabá.


 


O ex-delegado da Polícia Civil de Mato Grosso, Ronaldo Antonio Osmar, foi absolvido, por 6 votos a 1, da acusação de co-autoria no assassinato do missionário jesuíta Vicente Cañas Costa, no município de Juína, há 19 anos.


 


A decisão da absolvição foi anunciada pelo juiz da 2ª Vara Federal Jeferson Schneider, na madrugada de domingo, 29 de outubro, depois de cinco dias de julgamento. No entendimento dos jurados, o indigenista Vicente Cañas foi assassinado a pauladas e também por um instrumento pérfuro-cortante, mas eles não fizeram a relação do crime com o réu Ronaldo Antônio Osmar.


 


Na próxima segunda-feira, começa o julgamento de José Vicente da Silva, no auditório da Justiça Federal, em Cuiabá. José Vicente e Ronaldo Antônio foram os únicos a ir a julgamento. Dos outros quatro acusados pelo assassinado dois faleceram – os fazendeiros Camilo Carlos Obici e Pedro Chiquetti – e Antônio Mascarenhas Junqueira e Martinez Abadio da Silva se livraram da ação por terem mais de 70 anos.


 


Lenita Violato


Assessoria de Comunicação


Procuradoria da República no Mato Grosso


Tel: (65) 9981-8300 / 3612-5006


 

Fonte: Procuradoria da República no Mato Grosso
Share this: