13/09/2006

Funai envia documentos ao MJ comprovando que Aracruz ocupa terra indígena no ES

A Fundação Nacional do Índio (Funai) enviou ontem à noite ao Ministério da Justiça os documentos que comprovam que áreas do município de Aracruz, no Espírito Santo, são território dos povos Tupinikim e Guarani e devem ser demarcadas. Os documentos se referem às áreas de Comboios, Caeiras Velha e Pau Brasil.


A Fundação enviou o parecer com três semanas de atraso em relação ao prazo final, dia 20 de agosto. Agora, o Ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos tem 30 dias para assinar a portaria declaratória ampliando a terra de 7 para 18 mil hectares. Também pode retornar o processo para a Funai, pedindo mais informações.


Desde a semana passada os indígenas cobravam a decisão da Funai. Na manhã de ontem, cerca de 200 índios ocuparam terras onde a empresa Aracruz Celulose tem plantação de eucaliptos. As árvores foram derrubadas e as toras, queimadas como forma de protesto. 


Durante a manifestação da manhã de ontem, segundo o cacique Jaguaretê, nenhum funcionário da Aracruz foi agredido. As motosserras utilizadas para o corte das árvores, acrescentou, estavam no local e já foram entregues à administração da Funai, para serem devolvidas à Aracruz Celulose.


(com informações da Agência Brasil)

Fonte: Cimi
Share this: