30/08/2006

Cimi regional Rondônia parabeniza Dom Antonio Possamai


 


 


O Conselho Indigenista Missionário – CIMI – RO, vem a público a fim de parabenizar a coragem e a profecia de Dom Antonio Possamai, bispo da diocese de Ji Paraná, ao denunciar a corrupção existente em nosso estado. “A ousadia do profeta provoca reações que incomodam a consciência dos que roubam, assaltam e matam a vida do povo”.


 


O sistema político de Rondônia sobrevive à custa de falcatruas, corrupção, mentiras, falta de ética e impunidade. Em quem acreditar e confiar diante da sordidez da política vigente, que nega ao povo rondoniense a liberdade de expressão e o direito de exercer plenamente sua cidadania?


 


Jesus Cristo sempre expressou, tanto no discurso como na prática, uma posição clara frente ao sistema político, econômico, social e religioso, manifestando sua repulsa à ideologia excludente da época. Enfrentou e “derrubou” os poderosos que subjugavam e oprimiam o povo para continuarem a exercer  seu poder de dominação. 


 


A Igreja, sendo fiel ao projeto de Jesus Cristo, assume seu papel profético, desmascarando e denunciando tudo o que diminui a vida. Dessa forma, a Diocese de Ji Paraná, na pessoa de Dom Antonio Possamai, ao tomar a decisão de se posicionar contra a corrupção e os corruptos nos órgãos públicos, deixa claro seu compromisso com a verdade, com a justiça e com o bem comum. Pior seria se omitir, deixando de denunciar o que está acontecendo. Isso seria o mesmo que se fazer de cego e de surdo.


 


A reação do governador Ivo Cassol diante das denúncias é cínica e arrogante, envergonhando a população rondoniense, que confiava em sua honestidade ao elegê-lo para o cargo mais alto do poder executivo do estado.


 


Não nos esqueçamos das palavras do Evangelho, no caso bem adequadas para este ano de eleições: “O espírito de Deus está sobre mim … para anunciar a Boa Notícia aos pobres, enviou-me para proclamar a libertação aos presos, e aos cegos  a recuperação da vista, para libertar os oprimidos e anunciar o ano da graça do Senhor” (Lc 4, 18s).


 


Equipe do Cimi Regional Rondônia

Fonte: Cimi RO
Share this: