Exploração ilegal na terra indígena Raposa Serra do Sol
O Conselho Indígena de Roraima (CIR) encaminhou representação ao Ministério Publico Federal contra o ocupante rizicultor, o prefeito de Pacaraima Paulo César Quartiero, por retirar ilegalmente piçarra (cascalho) da terra indígena Raposa Serra do Sol, na região do Surumu, ao Nordeste de Roraima.
Os indígenas da Raposa Serra do Sol têm a exclusividade sob os recursos naturais existentes na área. Quartiero usou no último final de semana (12 e 13/8), quatro tratores e uma caçamba para escavar e levar piçarra das imediações da fazenda denominada Depósito, situada em área indígena.
Representantes do Centro Indígena de Formação e Cultura Raposa Serra do Sol (CIFCRR) flagraram os supostos funcionários do prefeito explorando indevidamente o meio ambiente, destruindo vegetação do lavrado no entorno da estrada. Por isso, imediatamente entraram em contato com o CIR para fazer a denúncia.
Dia 16, membros do Conselho foram ao local para constatar os fatos. Na estrada que dá acesso à fazenda, um homem que trabalhava na retirada do material, que não quis se identificar, apenas disse que o senhor ‘Canoa’ poderia dar mais informações.
Então, os indígenas seguiram a caçamba e conseguiram localizar o seu ‘Canoa’, no local onde a piçarra estava sendo descarregada. O homem revelou que estaria retirando o material com ordem do prefeito Paulo César Quartiero.
A quantidade de piçarra retirada não foi especificada pelo encarregado do serviço. ‘Canoa’ conversou com os representantes do CIR no momento em que as máquinas exploravam a terra indígena.