25/05/2006

Fórum de Defesa dos Direitos dos Povos Indígena da Bahia é fundado em Itabuna

O Fórum Permanente de Defesa dos Direitos Indígenas da Bahia foi fundado ontem, 24 de maio, durante o Seminário dos Povos Indígenas do Sul, Extremo e Baixo Sul da Bahia, realizado em Itabuna no período de 23 a 25 de maio de 2006.


 


Este espaço foi idealizado em abril de 2005 durante o Seminário dos Povos Indígenas da Bahia, realizado em Salvador. Os povos do estado decidiram criar o Fórum por causa das constantes ameaças aos direitos constitucionais dos indígenas e do retrocesso na aplicação de políticas públicas dirigidas a eles.


 


O Fórum pretende ser um espaço aglutinador das forças que atuam na defesa e garantia dos direitos indígenas. Entre outras atividades, vai cobrar a aplicação dos direitos indígenas constitucionais e acompanhar as políticas públicas do setor na Bahia.


 


O lançamento do Fórum foi feito pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi), pela Associação Nacional de Ação Indigenista (Anaí), pela Articulação dos Povos e Organizações Indignas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (Apoinme). Segundo lideranças indígenas, outras entidades deverão se somar ao grupo inicial, como a Comissão Pastoral da Terra, MST, AATR, CESE, Cáritas e CEAS.


 

Um ritual do Toré oficializou o lançamento deste espaço de articulação, organização e luta pela garantia dos direitos dos Povos Indígenas da Bahia. Estiveram presentes representantes da Fase – Itabuna, da Care-Brasil, do Conselho de Cidadania da Paróquia Santa Rita, da União Brasileira de Mulheres, do mandato do Deputado Federal Walter Pinheiro, do mandato do Deputado Estadual Zilton Rocha, do Movimento Negro Unificado e dos mandatos dos vereadores Luís Sena (PcdoB –Itabuna) e Gerson Souza Melo (PT- Pau Brasil).

Fonte: Cimi
Share this: