12/05/2006

Lançamento da publicação “Os pobres possuirão a terra”

Pronunciamento de bispos e pastores sinodais sobre a terra


 


Na próxima segunda-feira, 15, às 20 horas, será lançada a publicação do documento “Os pobres possuirão a terra” – pronunciamento de bispos e pastores sinodais sobre a terra, em Itaici, município de Indaiatuba, São Paulo, durante a 44ª Assembléia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).


 


Em  ato celebrativo, o documento será apresentado para o público e a imprensa por Dom Xavier Gilles, presidente da Comissão Pastoral da Terra (CPT); Dom José Mauro Pereira Bastos, vice-presidente; Dom Tomás Balduino, conselheiro da CPT; pastor Rolf Schünemann, vice-presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB); Dom Adriel de Souza Maia, bispo metodista e presidente do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC), e um representante da Igreja Anglicana.


 


O documento, assinado por 112 bispos das Igrejas Anglicana, Católica, Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e Metodista, analisa a atual situação no campo brasileiro, questiona o modelo de desenvolvimento que, em nome do “progresso”, idolatra o mercado, faz crescer a concentração das riquezas, a devastação ambiental e a violência contra os pobres.


 


As igrejas falam desta realidade e refletem sobre ela à luz das Sagradas Escritura, porque “fé é deixar que nossos olhos se transfigurem pela luz do olhar de Deus, é o jeito divino de enxergar as coisas e o mundo”. O documento cobra das autoridades, políticas públicas que visem o bem comum deixando de ser vergonhosamente atreladas aos interesses do latifúndio, do mercado e do capital, e propõe medidas concretas para a realização da reforma agrária.


 


O documento tem uma palavra de reconhecimento e de estímulo aos camponeses e camponesas que põem nas mesas dos brasileiros os alimentos de cada dia. E faz uma convocação às Igrejas para que sejam testemunhas coerentes de desprendimento e de solidariedade com os mais pobres e de compromisso com a vida do planeta.


           


“Igreja e Problemas da Terra”: Em 1980, a Assembléia Geral da CNBB aprovou o documento Igreja e Problemas da Terra, manifestando-se oficialmente sobre a problemática da terra. O documento, que teve bastante repercussão, serviu de referência para os que atuam junto aos trabalhadores do campo. A realidade, porém, nestes últimos 25 anos, mudou muito e sentiu-se a necessidade de se ter um documento atualizado. Da união das igrejas Anglicana, Católica, Luterana (IECLB) e Metodista surgiu, então, o documento “Os pobres possuirão a terra.” De 28 a 30 de março, realizou-se um Seminário, em Brasília, com participação de membros das igrejas signatárias, quando foi concluída a redação do documento. Pela primeira vez no Brasil, bispos e pastores de diferentes denominações cristãs se unem para elaborar e assinar um documento comum sobre a problemática social. Este fato inédito sinaliza novo momento na história da Igreja Cristã no país.


 


A publicação é uma co-edição ecumênica envolvendo Paulinas (católica), CEBI (ecumênica) e Sinodal (luterana).


 


Informações: Comissão Pastoral da Terra 62 4008-6466/6412 ou pelo celular 62 9268-6829. A íntegra do documento está na página da CPT: www.cptnacional.org.br


 

Fonte: Comissão Pastoral da Terra
Share this: