Senado reconhece Sepé Tiarajú “Herói da Pátria”
O Senado Federal, aprovou nesta terça-feira (18), véspera do dia do índio, projeto do senador Paulo Paim (PT/RS), que inscreve o nome do guarani Sepé Tiarajú no “Livro dos Heróis da Pátria”. O PLS 421/2005 segue para a Câmara dos Deputados.
Ao lado de Tiradentes, Zumbi dos Palmares, Plácido de Castro e Chico Mendes, o corregedor dos 7 Povos das Missões Jesuíticas, Sepé Tiarajú, deverá ser o primeiro indígena a constar no Panteão da Liberdade e da Democracia Tancredo Neves, localizado na Praça dos Três Poderes em Brasília.
O relatório da senadora Maria do Carmo Alves (PFL/SE) foi aprovado por unanimidade. Na justificativa ela disse que “sem dúvida, o índio Guarani Sepé Tiarajú é um símbolo na luta pela liberdade. Grande líder do seu povo, lutou até a morte para defender o direito de permanecer em sua terra. Sepé Tiarajú é hoje uma lenda para os nossos indígenas, e os de toda a América Latina. Simboliza o ideal de liberdade, de dignidade e de bravura, tão preciosos para os índios e exemplares para todos os cidadãos brasileiros”.
“Sepé Tiarajú representa a luta histórica de um povo que lutou para permanecer no seu chão”, disse Paulo Paim. Muito emocionado, o senador gaúcho, lembrou que a nação indígena solicitou que esse projeto fosse apresentado tanto no Senado como na Câmara. O deputado Marco Maia é o autor da proposição na Câmara.