Mês dos povos indígenas tem atividades em todo o país
Além das mobilizações nacionais, como o Acampamento Terra Livre, realizado em Brasília no início do mês, o Abril Indígena tem atividades regionais espalhadas por todo o país. São encontros, debates, visitas a escolas, apresentações culturais, exposições fotográficas e de vídeo, audiências públicas, acampamentos e manifestações.
Em São Paulo, SP, está marcada para domingo, dia 30, uma confraternização das comunidades indígenas que vivem na cidade (Pankararu, Pankararé, Fulni-ô, Atikum, Kariri-Xokó, Potiguara, Terena, Kaingang, Xavante), na favela do Real Parque.
Em Registro, região do vale do Ribeira, estado de São Paulo, as atividades serão realizadas em conjunto com outros movimentos sociais. Nesta cidade do interior paulista, acontecerá um acampamento de cerca de 100 indígenas, com presença também de pescadores, quilombolas e pequenos agricultores que, no sábado, 22, realizam em conjunto uma Assembléia Popular para tratar da luta pela terra na região do Vale do Ribeira.
Em Ananindêua, Pará, entre 19 e 21 de abril, Cimi e Comissão Pastoral da Terrra (CPT) organizam o Seminário “ O Agro negócio e o avanço da soja, mineração e pecuária na Amazônia”, no Pio X (Centro de Cultura).
Em Belo Horizonte, apresentações culturais, mostras de fotografia e de vídeo e uma manifestação começam hoje e vão até dia 23. Em 19 de abril, haverá uma Audiência Pública na Assembléia Legislativa de Minas Gerais, marcada para o dia 19 de abril, dia em que se lembra, no Brasil, a resistência dos povos indígenas.
Entre 21 e 23 de abril haverá também atividades na terra indígena Pataxó, na Bahia, onde a comunidade luta pela demarcação de suas terras tradicionais e enfrenta multinacionais como a Veracel Celulose, a comunidade estará aberta para visitas monitoradas, oficinas, apresentações de dança e da culinária indígena.
Em Cuiabá, MT, um evento no SESC Arsenal vai propiciar o encontro de crianças da cidade com informações, músicas, imagens e histórias de temáticas indígenas. Paralelamente, haverá mesas de debate sobre a política indigenista e seus reflexos junto aos povos e comunidades indígenas. Um dos objetivos é colaborar para a desmistificação dos preconceitos em relação aos povos indígenas, através da divulgação de suas formas próprias de organização social e da cosmovisão que orienta sua relação com o mundo (material e imaterial).
Em Tefé, no Amazonas, a UNI-Tefé (União das Nações Indígenas de Tefé), a Associação Cultural dos Povos Indígenas do Médio Solimões e Afluente, o Cimi e a Prelazia de Tefé farão palestras nas escolas de ensino médio da região sobre Política Indigenista e sobre a situação dos povos indígenas do médio Solimões e afluentes. No dia 21, acontece o Encontro das Organizações Indígenas do Médio Solimões e Afluentes sobre Política Indigenista e Situação dos Povos Indígenas do Médio Solimões e Afluentes , no Salão Paroquial Pe. Libermann, Tefé.
Em Porto Alegre, serão realizados debates e palestras em escolas e universidades. Em 19 de abril, também será celebrada a Missa da Terra sem Males, como parte das ativodades do ano Sepé Tiaraju, em local a confirmar. Também dia 19 ocorrerão solenidades em homenagem aos Povos Indígenas na Assembléia Legislativa do RS, e a Comissão de Terra Guarani articula reuniões com os povos para refletir sobre a Comissão Nacional de Política Indigenista e sobre a indicação dos representantes das regiões Sul e Sudeste na Comissão.
Em Santa Catarina, os povos Kaingang, Guarani e Xokleng participarão da Marcha dos Movimentos Sociais, de 17 a 20 de abril, com encerramento na Praça XV, em Florianópolis.
Veja aqui as programações completas:
São Paulo, SP
Dia 30 de abril, na favela do Real Parque, Centro de Cultura Casulo (Rua Paulo Bourroul, 181, das 10 às 16 h), será realizada uma confraternização das comunidades indígenas em São Paulo (Pankararu, Pankararé, Fulni-ô, Atikum, Kariri-Xokó, Potiguara, Terena, Kaingang, Xavante), com apresentação de danças tradicionais.
Registro, SP
Semana dos Povos Indígenas – “Esta terra tem dono”
17 a 22 de abril de 2005
Dia 17 – Debate: Preservação ambiental no vale do Ribeira
19 às 22 horas
Convidados:
Antonio Molina, procurador do Ministério Público Federal em Santos
Antônio Carlos Diegues, ambientalista
Luiz Eusébio, liderança indígena da aldeia Peguaoty
Local: Salão Paroquial Catedral São Francisco Xavier – Registro
Dias 19 a 21 – Acampamento Terra Livre
Cerca de 100 indígenas estarão acampadas para mostrar a vida, a cultura e as lutas dos povos indígenas do vale do Ribeira a visitantes de escolas, igrejas e movimentos sociais da região. Estão agendadas palestras, exibição de filmes e debates, venda de artesanato e uma noite cultural, dia 21 de abril.
O acampamento contará com a presença de outros segmentos sociais, como pescadores, quilombolas e pequenos agricultores do vale do Ribeira.
Dias 21 e 22 – Assembléia Popular – Luta pela terra no Vale do Ribeira
A Assembléia Popular reunirá indígenas, indigenistas, pescadores, quilombolas e pequenos agricultores do vale do Ribeira, e está sendo organizadas por entidades como CUT, SintraVale, Cáritas, CPT, Pastoral Indigenista da Diocese, Cimi, lideranças das 13 comunidades Guarani do Vale do Ribeira, organizações quilombolas e de pescadores.
Dia 21, às 19 horas – Abertura da Assembléia Popular, com apresentações culturais
Dia 22 – todo o dia – Debate: a problemática da luta pela terra no Vale do Ribeira
Belo Horizonte, Minas Gerais e terra indígena Pataxó, Eunápolis, MG
Programação
Dia 17 – Abertura da semana dos Povos Indígenas
A partir das 19:00 no Teatro Marília
– Lançamento da exposição fotográfica “Povos Indígenas do Brasil, resistência e diversidade” da fotógrafa Rosa Gauditano. (Exposição até o dia 20)
20:00 – Lançamento do Livro: Tawê, Nação Munduruku – uma aventura na Amazônia. Autor: Walter Andrade Parreira.
– Abertura da exposição de artesanato.
– Apresentação de canto e dança ritual Indígena
Dia 18 abril
Mostra de documentário indígena e debate
– Horários: 10:00, 14:00 horas.
Local: Secretaria Municipal Adjunta de Direito e Cidadania
Rua Paraíba, 29 – 12º andar – Bairro Funcionários
– Exposição fotográfica durante todo o dia no Teatro Marília.
– 14:00 – Seminário “Os Povos Indígenas e o Direito a Terra”
Local: Livraria Paulinas, Av Afonso Pena, 2142 – Funcionários – Belo Horizonte.
Dia 19 abril
Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais
– 08 às 12:00 – Atividades na Praça da Estação (Apresentação de canto e dança rituais Indígenas, oficina de dança, musica e pintura corporal, venda de artesanatos indígenas e outras atrações).
– 14:00 – Audiência Publica Assembléia Legislativa de Minas Gerais.
Exposição fotográfica e de artesanato durante todo o dia no teatro Marília
Dia 20 de abril
Mostra de documentário indígena e exposição fotográfica no Teatro Marília:
– Horários 08:00, 10:00, 14:00 e 16:00 horas.
– Exposição fotográfica durante todo o dia.
– 20:00 – Noite cultural de solidariedade aos povos indígenas e noite de autografo do Livro Tawê, Nação Munduruku – uma aventura na Amazônia. Autor: Walter Andrade Parreira
– Apresentação de canto, dança rituais indígenas, musicas, poesia e teatro.
Local: Bar Estúdio da Carne – Av do Contorno, 3946 – Funcionários
Terra Pataxó, Minas Gerais
De 21 a 23 de abril – ATIVIDADE NA ÁREA INDÍGENA PATAXÓ
– Visita monitorada
– Oficinas
– Apresentação de dança e ritual
– Culinária tradicional
Essa é uma oportunidade para estar em contato e conhecer a realidade da aldeia do povo Pataxó.
OBS: Os interessados em participar do evento deverão se inscrever pelos Tel (31) 3481-1181 – ou (31) 3864-1145 (direto da aldeia)
Realização:
CONSELHO DOS POVOS INDÍGENAS DE MINAS GERAIS – COPIMG
Apoio:
Conselho Indigenista Missionário / Campanha – CIMI, Centro de Documentação Eloi Ferreira da Silva – CEDEFES, Secretaria Municipal Adjunta de Direito e Cidadania da Prefeitura de BH – Livrarias e Editora Paulinas.
Informações
CIMI (31) 3481-1181 José Coelho, Luciano
CEDEFES Marielle, Pablo
Secretaria Municipal Adjunta de Direitos e Cidadania – 3277-4720 Lucilio, Luiz Fernando
Cuiabá, Mato Grosso
Semana dos Povos Indígenas: A Política Indigenista no Brasil
SESC Arsenal
Temos a honra de convidá-los para participarem da programação da Semana dos Povos Indígenas a ser realizada nos dias 18 a 20 de abril, com diversas atividades concentradas no Sesc Arsenal.
O evento acontecerá em forma de ciclos de debates, galeria de vídeos, fotos e livros, exposição de acervo material, danças e rituais indígenas, pinturas corporais indígenas, contação de contos e outras.
Nossa idéia para o ciclo de debates, é que haja uma mesa com falas de representantes indígenas, representantes de órgãos que atuam com a temática indígena e em seguida um debate incluindo as pessoas da plenária.
Pretendemos com este evento de três dias:
Ø promover um espaço de discussão sobre a política indigenista e seus reflexos junto aos povos e comunidades indígenas.
Ø propiciar informações sobre a realidade atual dos povos indígenas à sociedade civil organizada: mídia, pesquisadores, igrejas, escolas, etc.
Ø colaborar na desmistificação dos milenares preconceitos junto aos povos indígenas, através da divulgação de suas formas próprias de organização social e sua cosmovisão que orienta sua relação com o mundo (material e imaterial).
Ø propiciar o encontro de crianças da cidade com informações, músicas, imagens e histórias de temáticas indígenas.
Segue em anexo a programação da Semana dos Povos Indígenas, onde estão detalhadas atividades e os horários do evento.
As organizações promovedoras do evento são: CIMI-MT, GTME, OPAN, FORMAD, OPRIMT, Museu Rondon e Departamento de Antropologia/UFMT, UNEMAT, Instituto Gaia e outras lideranças indígenas.
Aguardamos sua participação durante os dias de realização conforme a programação.
Att.
Jonia Teresinha Fank
Rodrigo Ferreira de Morais
Secretaria Executiva do FORMAD
Telefone e Fax: (65) 324 0893
Site: www.formad.org.br
Espaço Lúdico
Dias 18 a 20 de Abril de 2005
9h às 18h
Galeria de vídeos
Fotografias – Flávio André
Livros de escolas indígenas SEDUC
Acervo da Artíndia
Pinturas corporais
Conta-contos – histórias e contos indígenas.
Ciclo de Debates
Dia: 18 de Abril de 2005
14h Exibição de Vídeo
Índios do Brasil – Quem são eles?
Produção da TV Escola
Direção – Vincent Carelli
Debate
14:30h A Política indigenista e a participação dos Povos Indígenas.
Jecinaldo Barbosa Sateré-Mawé – COIAB
Paulo H. Skiripi Rikbaktsa
Paulo M. Guimarães – CIMI
Márcio T. Bastos – Ministro da Justiça
Mediador: Sebastião Moreira – CIMI/MT
18:30h Exibição de Vídeo
Pisa Ligeiro
Prod. Museu Nacional/LACED
Direção – Bruno Pacheco
Debate
19h Demarcação e Defesa das Terras Indígenas.
Zilá Enoré – Ass. Sakuriu-Winã
Dário Brami Bororo
Mairawë Kayabi
Dr. Artur Mendes – DAF/FUNAI
Dra. Débora Duprat – Proc. da República
Mediador: Aloir Pacini – Museu – UFMT
Dia: 19 de Abril de 2005
18h Exibição de Vídeo
Campanha Nascentes do Xingu
Produção – ISA
19h Lançamento do Relatório da Missão Mato Grosso – Plataforma Brasileira de Direitos Humanos e Econômicos Sociais e Culturais.
Debate
O avanço do agro-negócio e os impactos sócio-ambientais.
Paulo Henrique Skiripi Rikbaktsa
Mairawë Kayabi
Clóvis Vailant – (UNEMAT)
Vicente Puhl (FORMAD)
Dr. Mário Lúcio de Avelar (PGR-MT)
Mediadora: Jonia Fank (FORMAD)
Dia: 20 de Abril de 2005
18h Exibição de Vídeo
Índios do Brasil – Filhos da Terra
Produção da TV Escola
Direção – Vincent Carelli
Debate
14:30h Modelo de atenção à saúde indígena
Izidoro Rikbaktsa
Jenilson Paresi
Alírio Guimarães(FUNASA)
Mario Lucio de Avelar (PGR-MT )
Andrea Jakubazko (OPAN)
Mediadora: Solange P. da Silva (GTME)
18h Exibição de Vídeo
Índios do Brasil – Nossas Línguas
Produção da TV Escola
&nbs