10/04/2006

Povo Guarani em Santa Catarina recebe missão de Relator Nacional de Direitos Humanos

Entre os dias 10 e 12 de abril vai ser realizada uma missão de investigação do Relator Nacional para os Direitos Humanos à Alimentação Adequada, Água e Terra Rural, Flavio Valente, sobre o caso dos índios guarani em Araquari (SC), região nordeste do estado.


 


A missão tem como objetivo analisar a situação vivida pelo povo Mbuya-guarani, que habita as terras da aldeia Tchira-dju, em Araquari, há cerca de 20 anos. Entidades da sociedade civil local, em conjunto com o Conselho Estadual de Segurança Alimentar (CONSEA-SC) e o Projeto Relatores Nacionais em DHESCA, estão organizando a missão.


 


Na segunda-feira (10) o relator nacional visitará as comunidades indígenas, com o propósito de colher depoimentos e apurar a gravidade das condições de vida às quais estão submetidas os guarani.


 


Na terça-feira, serão realizadas reuniões com órgãos públicos como FUNAI, FUNASA, Ministério Público e outros, bem como com as entidades da sociedade civil.


 


Para encerrar a missão, será promovida, na quarta-feira, uma audiência pública, convocada em conjunto com o Ministério Público de Santa Catarina. Na audiência, o relator nacional deve apresentar um resumo do que apurou e poderá anunciar as recomendações preliminares para a resolução do caso e o fim das violações aos direitos humanos daquele povo. Num prazo que pode variar entre duas e quatro semanas, um primeiro relatório será entregue às autoridades responsáveis por resolver o caso, que será monitorado permanentemente pela equipe do projeto Relatores Nacionais em DHESCA. Se houver necessidade, uma nova visita à área poderá ser realizada, para verificar se o poder público cumpriu com suas obrigações no sentido de por fim às violações denunciadas.


 


Projeto Relatores Nacionais em DHESCA


 


A proposta de nomeação de Relatores Nacionais em Direitos Humanos Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais (DhESCA) tem inspiração nos relatores especiais temáticos das Nações Unidas. Os Relatores Nacionais são especialistas em direitos humanos econômicos, sociais, culturais e ambientais, aos quais é confiada a tarefa de receber denúncias de violação a essa categoria de direitos e realizar missões de investigação, nos estados brasileiros, na perspectiva de apresentar soluções para os problemas encontrados.


 


Desde o início do projeto, em outubro de 2002, foram realizadas visitas a 18 estados brasileiros e 76 municípios que serviram para acumular importantes informações sobre a situação dos direitos humanos no país. Os relatórios elaborados nas seis áreas temáticas, baseados nas respectivas missões empreendidas, compõem um quadro fiel e realista das violações dos direitos humanos econômicos, sociais, culturais e ambientais em todo o território nacional.


 


O projeto Relatores Nacionais em DhESCA, coordenado pela plataforma DHESCA Brasil, tem por objetivo contribuir para que o Brasil adote um padrão de respeito aos direitos humanos econômicos, sociais, culturais e ambientais com base na Constituição Federal de 1988, no Programa Nacional de Direitos Humanos e nos tratados internacionais de proteção dos direitos humanos ratificados pelo país.


 


 


Mais informações:


– Rui Ricard da Luz: 48-3224.5667 (presidente do CONSEA-SC)


– Valéria Burity (assistente do Relator Nacional): 86-8823.9905


 


Rogério Tomaz Jr.


Assistente em Comunicação


 


ABRANDH – Ação Brasileira pela Nutrição e Direitos Humanos*


SHCN 215, bloco D, sala 17, Brasília – DF – Brasil – CEP 70.874-540


Fone/Fax: +55 (61) 3340.7032 – 8112.5186 – [email protected]


E-mails pessoais: [email protected] / [email protected]


Skype: rogeriotomazjr / MSN: [email protected]


 

Fonte: ABRANDH - Ação Brasileira pela Nutrição e Direitos Humanos
Share this: