06/04/2006

Planalto trata indígenas com descaso e não recebe comissão

Apenas poder executivo não recebe indígenas


 


Representantes dos 86 povos indígenas presentes na mobilização Abril Indígena, reunidos desde terça-feira na Esplanada dos Ministérios, foram prontamente recebidos pelos presidentes da Câmara e do Senado, participaram de Audiência Publica no Senado Federal, com presença de diversos senadores e deputados. Foram recebidos também pela presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Ellen Gracie. No entanto, estranhamente, os indígenas não foram recebidos pelo poder executivo, justamente o poder responsável pela política indigenista que foi debatida durante os três dias de acampamento.


 


Apesar de Audiência agendada no dia anterior com representante da presidência da República, que seria definido pelo próprio Planalto, a comissão de lideranças indígenas não foi recebida. Sem qualquer justificativa, o horário foi transferido e, posteriormente, a comissão de lideranças  foi barrada na porta do Palácio do Planalto por dois assessores do chefe de gabinete de Lula, Gilberto Carvalho, que afirmavam que o governo poderia receber três representantes, mas não receberia uma comissão por falta de tempo e espaço.


 


O Fórum em Defesa dos Direitos Indígenas e a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, em nome dos 86 povos que participaram do Abril Indígena, repudia esta atitude do governo Federal, pois ela demonstra o descaso com os povos indígenas que caracterizou o governo Lula nestes três anos de mandato.


 


A mobilização terminou na tarde de hoje, mas as falas finais dos indígenas deixaram claro que não saem de Brasília sabendo quem são seus possíveis aliados e quem são seus adversários. Avaliam que este Abril indígena foi um salto de qualidade para a articulação do movimento indígena brasileiro.


 


 


 


Fórum em Defesa dos Direitos Indígenas – FDDI


 


Articulação dos Povos Indígenas do Brasil  – Apib


 


Contatos – Assessoria de Imprensa


 


 


 


 


Priscila D. Carvalho/ Cristiano Navarro


 


Conselho Indigenista Missionário (Cimi)


(61) 21061650/ 9979 6912/  9979 7059  – www.cimi.org.br


 


 


 


Paulino Montejo


 


Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira  (Coiab)


 


(61) 3323 5068  – www.coiab.com.br


 

Fonte: Cimi
Share this: