03/02/2006

Delegações indígenas chegam a São Gabriel para o encontro continental

Desde ontem a noite começaram a chegar a São Gabriel (RS), as primeiras delegações indígenas que participarão das celebrações dos 250 anos da morte do líder Guarani Sepé Tiaraju.


 


Vieram de Marabá, sudeste do estado do Pará, as primeiras lideranças Guarani. A delegação, que partiu no domingo, dia 29, cruzou sete estados em cinco dias de viagem, até enfim chegar a São Gabriel.


 


Estes Guarani vivem em uma comunidade de aproximadamente 80 pessoas na terra indígena Nova Jacunda. Originários do sul do País, este povo se fixou no sudeste do Pará no início do século passado depois de ser sucessivamente expulso de suas terras.


 


O cacique João Guarani explica que através dos tempos a cultura e a língua de seu povo foi preservada. Assim, em sua aldeia, todos falam o Guarani.


 


Hoje chegam ônibus com representações Guarani vindas de Mato Grossos do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraguai, Argentina, Bolívia. Além destes, para hoje, está prevista a chegada de um ônibus com lideranças representando povos indígenas de estados do Nordeste. Para a Assembléia Continental Guarani são esperados mais 1000 indígenas.


 

Fonte: Cimi
Share this: