31/01/2006

V Encontro Oficina de Teologia Índia

“A força dos pequenos: vida para o mundo”


 


“Naquele tempo, cheio do Espírito Santo, Jesus ficou muito alegre e disse: ‘Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, por teres ocultado isto aos sábios e aos instruídos e por tê-lo revelado aos pequeninos. Sim, Pai, foi assim que fizeste em tua bondade’.” (Lucas 10, 21)


 


Reunidos em Cochabamba, Bolívia, nos dias 27 a 29 de março de 2004, os membros da Articulação Ecumênica Latino-Americana de Pastoral Indígena, AELAPI, formada por organismos de igrejas cristãs que acompanham processos indígenas nas diversas regiões do continente americano, convocamos o V Encontro Latino-Americano de Teologia Índia. Este V Encontro é a continuidade de outros quatro já realizados a nível latino-americano, a saber: em |México de 16 a 23 de setembro de 1990; em Panamá de 29 de novembro a 3 de dezembro de 1993; em Cochabamba, Bolívia, de 24 a 30 de agosto de 1997; em Ykua Sati, Assunção, Paraguai de 5 a 11 de maio de 2002.


 


Este V Encontro-Oficina tem como tema: a força dos pequenos: vida para o mundo e se realizará em Manaus, Brasil de 21 a 26 de abril de 2006, na ocasião da Semana dos Povos Indígenas.


 


GUIA METODOLÓGICO


 


“A FORÇA DOS PEQUENOS: VIDA PARA O MUNDO”


 


Proposta de um Guia Metodológica para a preparação do V Encontro-oficina de Teologia Índia


Manaus, Brasil de 21 a 26 de abril de 2006


 


(Cada equipe deverá ajustar este guia ao linguagem e realidade de seu povo.)


 


Presuposto


 


A Teologia Índia é um processo comunitário, em que a participação efetiva de comunidades e povos é indispensável.


 


Através deste processo compartilhamos nossa experiência de Deus no mundo.


 


Constatação


 


Na época moderna, como no passado, aumentam em toda parte os sinais de morte, porém, florescem também os sinais de vida.


 


A natureza está ameaçada por contaminação, a degradação ecológico, mal aproveitamento dos recursos, privatização da água e outros elementos que a levam a condições de vida deploráveis.


 


A convivência humana, por sua vez, se sente perturbada por perder o sentido da vida, pela exclusão, a violência, a guerra, a corrupção, etc.  Os fundamentos de nossa existência agonizam porque colocamos ídolos no lugar onde deveria estar Deus.


 


No obstante, o copioso crescimento demográfico dos Povos Indígenas, sua organização, a recuperação de seus territórios, a capacidade de defesa de suas línguas, a apropriação dos espaços de decisão na sociedade civil e outras conquistas evidenciam a força dos pequenos que significa vida para o mundo.


 


Com tais pressupostos nós fazemos algumas perguntas:  É possível um sonho ou alternativa real?, De onde vem nossas frustrações e nossas esperanças?,  O que diz Deus para nossos povos?,  O Deus da vida tem alguma proposta diferente?,  A Bíblia tem alguma mensagem que nos ajuda a compreender esta complexa realidade?


 


GUIA


 


1. Quais são os sinais de morte que hoje ameaçam nossos Povos e Comunidades, em relação com a natureza, a convivência humana, com Deus, tanto de dentro como de fora? De onde vem o risco maior? Onde estão as grandes esperanças de nossos Povos? Como é nossa experiência de Deus?


 


2. Relatos e memória


 


Para conseguir destacar alguns elementos de nossa realidade é necessário:


Recolher os relatos de memória e dos fatos da vida em que as Comunidades manifestam sua força. Deve-se dar preferência a algumas situações características do mundo atual: lutas, vitórias, resistência, mitos e rituais, sonhos e utopias, símbolos e gestos, etc.


 


Utilizar a língua e outras formas de comunicação próprias de cada Povo.


 


*(Para este fim deve ter em conta dois fatores fundamentais: podem ser acompanhadas por vídeos, DVD, fita cassetes, fotografias, data show, cartazes, desenhos… que serão utilizados durante o Encontro-oficina. Em todo caso, é necessário que a versão da cultura local seja acompanhada e monitorada por alguém da comunidade que tenha acesso ao universo sapiencial do Povo.)


 


3. Mensagem


 


Nestas condições propomos que procure as possibilidades para conseguir uma mensagem com as seguintes características:


– Partir da experiência de cada cultura, e daí tentar ligar com a experiência de outros Povos.


– Ajudar a interpretação das explicações culturais dos Povos através dos intérpretes de suas sabedorias e de quem narra e vive seus ritos e lutas diárias (índio, missionário, antropólogo, etc.)


– Abrir caminhos de diálogo entre a mensagem/utopia das comunidades e a mensagem/utopia da Bíblia.


 


4. Alternativas


 


A partir de nossa condição de pequenos e humildes, buscaremos a solidariedade com outros setores da sociedade, tanto Abriremos caminhos para compartilhar interculturalmente, a partir de nossa condição de pequenos, que temos em nossas mãos a possibilidade de transformar o mundo e a história.


 


Cochabamba, 29 de março de 2004


 


A secretaria de AELAPI para o V Encontro de Teologia Índia estará ao encargo do CIMI de Brasil. Para contacto e para conseguir mais informação sobre o encontro, podem comunicar-se com:   Nello Ruffaldi e Rebeca Spires


Caixa Postal 12080 – São Brás


66090-970 Belém, PA, BRASIL


e-mail: [email protected]


tel: (55) 91 229 3245; fax: (55) 91 249 6942


 

Fonte: AELAPI
Share this: