Índios Kayapó questionam presidente da Funai
Os índios Kayapó (Mebegokre) lançaram essa semana um manifesto, assinado por diversas lideranças da etnia. O comunicado responde às declarações de Mércio Pereira Gomes, presidente da Funai que, em entrevista a uma agência internacional de notícias, afirmou que no Brasil ‘ tem muita terra para pouco índio’.
Na carta, os índios questionam firmemente os interesses de Gomes. “Já ouvimos políticos, garimpeiros, fazendeiros e posseiros falarem isso contra Nós, mas um presidente nunca poderia falar isso contra índios. Você presidente veio para a Funai para defender os índios brasileiros, e não para prejudicar os índios. Já temos muito branco contra os índios (sic)”.
Os Kayapó também defendem o sertanista Sidney Possuelo, exonerado de seu cargo na Funai por criticar as mesmas declarações de Gomes. “Assim sendo, estamos muito decepcionados com você, pois você, em vez de falar e defender os índios, você falou contra os índios e defende sua declaração para demitir o Sidney Possuelo, que vem defendendo os índios do Brasil. Nunca falou que índio tem terra demais. Você é que tinha que sair da Funai, porque você falou contra terra dos índios (sic)”.
Veja aqui a íntegra do manifesto.