20/01/2006

Fórum Social Mundial: povos indígenas estarão presentes

Indígenas e indigenistas brasileiros estarão presentes no Fórum Social Mundial policêntrico em Caracas, na Venezuela. Parte das lideranças indígenas e missionários sairá neste sábado, 21, de Manaus. Outro grupo deverá ir ao Fórum saindo de Roraima, integrando o Movimento Nós Existimos, que reúne movimentos sociais daquele Estado. Entre as atividades do FSM, destacamos:


 



O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) e a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) realizam um seminário com o tema Direitos territoriais e violência contra os povos indígenas. Entre os palestrantes, estarão Marinaldo Makuxi, do Conselho Indígena de Roraima (CIR), Éden Magalhães, do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) e o Prof. Saturnino Pinto, líder indígena Pemon, da Venezuela. O seminário acontece dia 26, período 1, sala 403 do Colegio Universitario de Caracas, La Floresta, piso 4.


 



A Conferência dos Povos Indígenas desta edição do Fórum foi atividade proposta pela Confederación de Nacionalidades Indigenas del Ecuador (Conaie), dia 26 de janeiro, período 1, sala AC-09, Aeropuerto La Carlota.


 



O tema indígena no continente estará presente também em atividades como o evento Integração e desenvolvimento, promovido em conjunto pela Rede Brasil, Rebrip, FBOMS, Rede Brasileira de Justiça Ambiental. Entre os dias 25 e 26, os desafios e oportunidades dos processos de integração da América Latina estarão em pauta, e parte do debate será sobre o papel dos países latino-americanos na integração econômica e cultural, os impactos destes processos na vida dos povos latino-americanos, inclusive dos povos indígenas. Um dos projetos governamentais em foco será a IIRSA – Iniciativa para a Integração Regional Sul-Americana, composta por dezenas de projetos de infra-estrutura do governo brasileiro. O indígena Paulo Henrique, do povo Tupinikim, do estado do Espírito Santo, estará presente neste debate, dia 25 de janeiro, à noite, no Hotel Caracas Hilton, Gran Salon, Sala B.


 


Para contato com a assessoria de imprensa do Cimi durante o FSM, favor usar os emails [email protected] e [email protected]


 


Atenciosamente


 


Priscila D. Carvalho – Assessoria de Imprensa – Conselho Indigenista Missionário

[email protected] e [email protected]

Fonte: Cimi
Share this: