20/12/2005

Kaingang desobstruem rodovia aguardando reunião com ocupantes

Depois de desobstruirem a rodovia estadual que corta a Terra Indígena Toldo Chimbangue, no município de Chapecó, ontem a tarde, os Kaingang tiveram uma audiência com a Justiça Federal de Chapecó buscando uma solução para sua reivindicação.


 


Os Kaingang querem que a Funai indenize as benfeitorias de 16 famílias ocupantes de sua terra para que elas saiam dali. A Justiça Federal de Chapecó marcou para próxima quinta, dia 22, uma audiência entre as duas.


 


As famílias de ocupantes têm se negado à receber a proposta feita pela Funai. Em setembro último, os Kaingang e a Funai concederam prazo de 90 dias para que a Justiça Federal nomeasse um perito independente a fim de realizar uma reavaliação das referidas benfeitorias. O prazo esgotou-se e mesmo assim os agricultores continuam se negando a receberem as indenizações. 


 

Os Kaingang têm conhecimento de que a Administração Regional de Chapecó da Funai conta com recursos suficientes para indenizar estas famílias. Eles sabem também que, caso isso não seja feito até o final do ano, esse recurso deverá retornar aos cofres da União. Por isso exigem que a Funai utilize a via judicial para efetivar as citadas indenizações de forma imediata.


Fonte: Cimi Sul
Share this: